04/03/2024 15:32 | SaúdeDireitos Humanos

Sesau assegura Salas de Apoio à Amamentação para as servidoras

Além da sede da pasta, foram implantadas unidades nos Hospitais da Mulher, Regional do Norte e da Criança

Salas de Apoio à Amamentação asseguram que mulheres possam continuar seus filhos após o período de licença maternidade

Marco Antônio / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Para assegurar às servidoras que são mães o direito de amamentarem os filhos ao retornarem do período de licença maternidade, a Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) implantou quatro Salas de Apoio à Amamentação em unidades assistenciais. O objetivo é assegurar que elas ofereçam aos seus bebês exclusivamente o leite materno, pelo menos nos primeiros seis meses de vida, uma vez que ele é considerado o alimento padrão ouro.

Além de uma Sala de Apoio à Amamentação na Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança e Adolescente (Sumca), no anexo 1 da Sesau, que pode ser utilizada pelas servidoras da sede administrativa, foram implantadas unidades no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; no Hospital da Mulher (HM) e no Hospital da Criança, ambos em Maceió.

As Salas de Apoio à Amamentação são espaços em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode fazer a ordenha das mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, após o horário do expediente, levá-lo para casa, visando oferecer ao bebê. Nelas, a mulher também pode levar o bebê para amamentar, caso prefira.

O espaço conta com poltrona de amamentação, almofada específica, geladeira exclusiva para armazenamento do leite materno e demais equipamentos para dar apoio às mulheres. Segundo a responsável pela Sala de Apoio à Amamentação da Sesau, Isnara Bertoldo, o espaço é importante para que mães sigam alimentando seus filhos com leite materno após a licença maternidade, uma vez que ele comprovadamente é uma fonte de nutrientes completo.

“O leite materno é um alimento considerado completo e pode reduzir o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia [aumento dos níveis de colesterol] e obesidade na vida adulta. Ele também favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como, da respiração”, destacou Isnara Bertoldo.

A responsável pela Sala de Apoio à Amamentação da Sesau revelou que o serviço é eficaz e ela própria é usuária, uma vez que tem um filho de 10 meses. “Utilizo a sala frequentemente para fazer a ordenha dos seios, guardar o leite e, posteriormente, levá-lo para casa. As servidoras da sede podem ter certeza que o espaço é confortável e preparado para atendê-las nesse momento importante e único da vida da mulher”, reforçou, conclamando as empresas a implantarem Salas de Apoio à Amamentação em suas sedes.