04/02/2023 10:42 | Segurança

Rotam promove aulas de artes marciais para crianças

Crianças da rede pública de ensino são orientadas por policiais militares com princípios e valores da cidadania

Construir o futuro com segurança passa por disciplina no presente

Ascom PM

Promover segurança vai muito além do policiamento ostensivo, que é o dever constitucional da Polícia Militar. Desenvolver ações que fortaleçam a aproximação entre polícia e sociedade também é uma estratégia de Segurança Pública. Pensando nisso, o Batalhão de Polícia Militar de ROTAM desenvolveu o Projeto Raiadinhos, que atende diversas crianças da rede pública de ensino, bem como parentes de policiais, através de aulas gratuitas de artes marciais, nas quais são transmitidos princípios e valores  fundamentais para o desenvolvimento de um cidadão.

Atualmente o Projeto Raiadinhos conta com a participação de 50 alunos que participam de aulas gratuitas de artes marciais nas modalidades de jiu-jitsu e  taekwondo. O público alvo são  crianças de escolas públicas de Maceió, através de parcerias que foram estabelecidas com a Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, localizada no Vale do Reginaldo, e com a Escola Municipal Higino Belo, situada no bairro do Farol. O projeto também é direcionado para as crianças parentes de policiais que compõem a Segurança Pública alagoana.

A atual sede do BPM ROTAM leva o nome do Major Rodrigo Moreira Rodrigues,  militar morto em serviço no ano de 2016. Como forma de homenagear mais uma vez o saudoso oficial, seu filho Daniel Omena Rodrigues, de sete anos, foi convidado para ser o aluno 01 do Projeto Raiadinhos. Ele e sua mãe aceitaram o convite e estiveram na sede da Unidade Especializada onde puderam ver o antigo armário do Major Rodrigues e também sua farda, que está exposta no batalhão como forma de honra e homenagem.

Centro de Treinamento

A partir de 2022 o Batalhão de Rotam passou a contar com um Centro de Treinamento que é composto por uma academia de musculação e um dojô, onde é desenvolvido o Projeto Raiadinhos.

A estruturação da academia de musculação do Centro de Treinamentos da Rotam só foi possível graças aos recursos advindos do Sistema Único de Segurança Pública(SUSP) e da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP). A academia tem por objetivo principal valorizar a saúde física dos policiais militares, possibilitando que estejam aptos a desenvolverem suas atribuições com o mais alto preparo físico, além de promover a longevidade e qualidade de vida a estes profissionais.

Já o Projeto Raiadinhos ocorre no Dojô Rotam, tendo sido idealizado durante a gestão do coronel Marlon Araújo. O projeto se concretizou no mês de novembro de 2022 e contou com o apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ), que forneceu o tatame que hoje é utilizado nos treinamentos.

A inauguração do Centro de Treinamento contou com a presença do comandante do Comando de Policiamento da Capital, coronel Pedro Moura, do secretário executivo de Políticas Públicas da SSP, Tenente-coronel Patrick Madero, e do chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP, Emerson de Barros Correia Moura. Também estiveram presentes comandantes de área e de unidades da capital e do interior.