14/03/2024 17:34 | Tecnologia e Inovação

Ronaldo Lessa abre a primeira reunião de 2024 das empresas de processamento de dados do país

O encontro, que reuniu em Maceió empresas de todos os estados, apresentou os avanços do Governo Digital


Direção da Abep reafirmou a importância de trazer o evento para o Nordeste

Thiago Sampaio / Agência Alagoas


Viviane Chaves / Ascom Itec

Maceió está sediando 140ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos-RFDTES, que é a primeira reunião de 2024 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação - AbepTic. O evento foi aberto nesta quinta-feira (14) pelo vice-governador Ronaldo Lessa, no hotel Best Western Premier, e reuniu pessoas e empresas de processamento de dados de todo o Brasil.


"A gente vê hoje a tecnologia, e o que a gente está fazendo é um espetáculo. Eu fico feliz de saber que a gente tem avançado, e acho que tem que avançar ainda mais, porque ainda tem um caminho para percorrer muito grande, com inteligência artificial, tanta coisa que tem surgido. O rumo é esse: nada vai ser feito mais à frente, se não for através da tecnologia da informação. Meus parabéns, em meu nome e em nome do governador Paulo Dantas", ressaltou Ronaldo Lessa.




O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informática e Intormação  de Alagoas (Itec), Christiano Mendonça, deu as boas vindas aos participantes. “É uma honra receber os diretores da ABEP em nossa cidade para este evento tão importante. Que estes dias sejam de muita troca de conhecimento, networking e colaboração entre todos, e que possamos juntos fortalecer o setor de tecnologia da informação e contribuir para o desenvolvimento do mercado em nosso país”, afirmou.


O encontro está sendo conduzido pelo vice-presidente de Tecnologia da Abep, Roberto Tostes, que reafirmou a importância de trazer o evento para o Nordeste. “É muito importante porque queremos que o Brasil inteiro tenha transformação digital com foco no cidadão. Alagoas tem participado intensamente dos encontros da Abep, e ficamos felizes em ver que as estratégias de transformação digital do estado estão baseadas nos índices criados pela Abep, e este momento faz com que um estado ajude o outro por meio da troca de experiências”, disse Roberto Tostes.


Reunião

 



No início desta quinta-feira, o secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Balbino, apresentou a evolução do Estado quanto ao programa Alagoas Mais Digital, nos componentes Governança, Capacidades Digitais e Cibersegurança. Apresentou ainda a jornada estratégica do Governo Digital para este ano, e o propósito do programa que, até 2028, pretende simplificar os serviços digitais para o cidadão, tornando-os mais acessíveis e adaptados às suas preferências

 

O evento continua até esta sexta-feira pela manhã, quando vai trazer para debates temas nacionais e um bate papo sobre as lições aprendidas e melhores práticas de como solucionar as limitações ou ausência da governança de segurança da informação para toda a administração direta, autárquica e fundacional, de forma a estruturar a gestão efetiva dos riscos e investimentos necessários.