29/12/2023 16:01 | Institucional

Retrospectiva 2023 - Em julho, Governo de Alagoas apresenta estratégias para enfrentamento das fortes chuvas

A pedido de Paulo Dantas, o Governo Lula manda três ministros a Alagoas para acompanhar situação e anuncia medidas de apoio ao Estado

Retrospectiva 2023

03 - Primeira etapa da vacinação contra aftosa de 2023, realizada pelo Governo do Estado, atinge cobertura de 97% do rebanho alagoano, formado por 1,3 milhão de bovinos e bubalinos.

03 - O Governo de Alagoas assina propostas para construção de 1600 moradias na primeira fase do programa Minha Casa Minha Vida, em Maceió e Marechal Deodoro. No total, foram asseguradas 3 mil unidades habitacionais para Alagoas.

05 - Em negociação direta com o Movimento Unificado dos Servidores, o Governo do Estado assegura a reposição salarial no índice de 5,79%, equivalente à inflação acumulada.

06 - Seis meses de gestão, 26 veículos entregues pelo programa Fortalece Alagoas. R$11,85 milhões investidos na aquisição de caminhões-pipa, compactadores de lixo e ambulâncias para otimizar serviços prestados pelas prefeituras.

06 - Governo de Alagoas anuncia investimento de mais de R$ 120 milhões de recursos estaduais na restauração das rodovias do Vale do Paraíba, que ligam os entroncamentos da AL-210 nos municípios de Viçosa, Paulo Jacinto, Chã Preta e Quebrangulo até a BR-316 em Palmeira dos Índios.

06 - Estado leva ações para comunidades quilombolas e assentamentos agrários em União dos Palmares. Governador entrega acesso pavimentado ao povoado Muquém, caminhões compactadores de lixo, assina ordem de serviço para a construção de poços artesianos e anuncia a construção da estrada de Timbó.

07 - A obra de recuperação da nascente Baobá é finalizada em União dos Palmares; garantindo o fornecimento de água potável à região, habitada, majoritariamente, por descendentes quilombolas;

07 - Governador Paulo Dantas instala a Frente de Combate à Fome em Alagoas, integrando várias secretarias e órgãos estaduais no combate à insegurança alimentar.

09 - O Programa Minha Cidade Linda entrega obras nos municípios de Anadia e Junqueiro, somando 42 ruas pavimentadas e 25.000m²  de passeio público - R$10,4 milhões do Tesouro Estadual investidos nos dois municípios.

10 - Na comemoração dos 222 anos do município de Anadia, o Governo do Estado presenteia a cidade com a entrega do 51º Cisp e um posto do Instituto de Identificação, que facilita a vida de mais de 54 mil habitantes dos municípios de Anadia, Boca da Mata, Maribondo e Tanque d'Arca.

10 - A chuva volta a castigar Alagoas e o Governador Paulo Dantas busca ajuda nacional para assistência às mais de 25 mil pessoas atingidas e para recuperação dos 32 municípios em situação de emergência;

11 - A pedido de Paulo Dantas, o Governo Lula manda três ministros a Alagoas para acompanhar situação provocada pelas chuvas e anunciar ajuda humanitária: auxílio emergencial para aquisição de colchões, alimentos e material de limpeza; liberação de cestas básicas e prioridade no recebimento da bolsa-família, além de financiamento especial, por meio do Pronaf, para os agricultores que perderam a safra.

13 - Alagoas conquista a habilitação do Ministério da Saúde para os 7 novos hospitais construídos com recursos próprios nos últimos quatro anos. A habilitação representa incremento de R$ 33,6 milhões mensais no custeio de serviços de Média e Alta complexidade nas unidades gerenciadas pela Sesau.

17 - Notícia boa: Medidas de proteção à mulher avançam 60% e somam 1223 requerimentos no 1º semestre em Alagoas. Fruto do trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher feito pela Polícia Civil.

19 - Maior evento literário e cultural de Alagoas, a 10ª Bienal Internacional do Livro é instalada pela Ufal, no Centro de Convenções, em Maceió.

21 - Estado assina segundo repasse de empenho para construção de casas populares no município de Carneiros.

21 - Programa Correria contabiliza a marca de 270 mil alagoanos beneficiados no primeiro semestre de 2023.

22 - Governo de Alagoas viabiliza a participação de 7500 estudantes nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), ao garantir alimentação, hospedagem, transporte e atendimento médico para os atletas inscritos.

22 - Mais de 70 ruas calçadas são entregues pelo Estado no município de São José da Tapera. Governo assina a ordem de serviço para calçamento de outras 48 ruas e construção de 322 cisternas na zona rural da cidade. O município de Carneiros também é beneficiado com obras estruturantes;

24 - Parceria entre a Setur e a empresa Azul garante 27 voos semanais extras para Alagoas na alta temporada;

24 - Promovido pela Secom, Ciclo Tendências e Soluções promove qualificação continuada dos profissionais da Comunicação do Estado para melhor atender à  sociedade com informações de qualidade sobre as ações e serviços do Governo..

25 - Governador Paulo Dantas assina ordens de serviço para construção de quatro escolas indígenas no interior do estado;

25 - Secretaria da Primeira Infância capacita profissionais e crianças para prevenir violência sexual.

29 - Governo de Alagoas entrega conjunto habitacional construído pela Seinfra, no município de Dois Riachos. Foram R$ 5 milhões investidos e 50 famílias beneficiadas com casa própria. Também foram entregues obras de pavimentação e sinalização de vias públicas na cidade.

31 - Pela primeira vez em 70 anos de história do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, duas mulheres ascendem à graduação de coronel da corporação;