29/12/2023 16:08 | Institucional

Retrospectiva 2023 - Em agosto, Hospital Metropolitano de Maceió ganha ambulatório de oftalmologia

Estado contrata 1200 estagiários pelo Programa Pontapé. Oportunidades remunera estudantes universitários, dentro da estrutura do Governo, além de auxílio transporte e oportunidades de capacitação

Retrospectiva 2023

02 - Alagoas registra maior cobertura vacinal da campanha contra Peste Suína Clássica. Quase 140 mil animais vacinados em mais de 5 mil propriedades rurais, e a custo zero para os criadores.

05 - No aniversário de 432 anos de Marechal Deodoro, Paulo Dantas anuncia a duplicação da rodovia AL-215, que interliga a AL-101 Sul e a BR 316 (no Pilar), e assina a ordem de serviço da recuperação asfáltica do Polo Multifabril José Aprígio Vilela.

09 - Uma semana após o lançamento do Programa Escola em Tempo Integral, pelo MEC, Alagoas desponta entre os três estados da Federação com maior adesão.

11 - Governo convoca aprovados no concurso público da Polícia Científica do Estado de Alagoas.

11 - Governador Paulo Dantas garante R$ 47 bilhões em investimentos para Alagoas, durante lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Brasília.

13 - No ambiente da Bienal Internacional do Livro, a Secom e a Imprensa Oficial lançam a coletânea Mulheres Extraordinárias, dando visibilidade às obras literárias de sete autoras alagoanas;

14 - Em Maceió, o Governo de Alagoas inaugura a 1ª Sala Lilás do país instalada em um terminal rodoviário. O espaço é destinado ao recebimento de denúncias sobre violência contra a mulher;

14 - Governador Paulo Dantas assina a contratação de 1200 estagiários pelo Programa Pontapé. abrindo oportunidades de estágio remunerado a estudantes universitários, dentro da estrutura do Governo, além de auxílio transporte e oportunidades de capacitação.

15 - Nova pista de provas práticas do Detran Alagoas é inaugurada com capacidade para atender 270 candidatos/dia. No evento, o Governo entregou um carro adaptado para que as pessoas com deficiência possam fazer o exame de motorista.

15 - Segurança de Alagoas é reforçada com formatura de 300 novos policiais civis;

15 - Alagoas Previdência conquista o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária;

16 - Hospital Metropolitano de Maceió ganha ambulatório de oftalmologia  inaugurado pelo Governo de Alagoas.

17 - Decreto do Governo do Estado beneficia atacadistas, hotéis e pousadas com sistema tributário diferenciado, tornando o segmento ainda mais competitivo e fortalecendo sua cadeia produtiva.

17 - Comunicação Anticapacitista é tema da 2ª edição do AL Ciclo Tendências & Soluções. Secom lança também o Guia de Redação e Estilo para assessores de comunicação do Estado.

18 - Alagoas contabiliza mais de R$ 200 milhões de investimentos recebidos no primeiro semestre de 2023, com a instalação de 13 empresas, atraídas pela política de benefícios e incentivos fiscais do Governo estadual;

19 - Em Palmeira dos Índios, o Governo de Alagoas reafirma seu compromisso com a valorização dos povos originários entregando à comunidade Xucuru-Kariri, a Escola Indígena Balbino Ferreira, na Aldeia Serra do Amaro, totalmente reformada e equipada. Salas climatizadas, espaço de lazer, refeitório e laboratório de informática.

19 - Em Batalha, o governador Paulo Dantas assina a doação de terreno e concede incentivos fiscais para implantação da fábrica de laticínios Natville, impulsionando a Bacia Leiteira de Alagoas. Mais de 5500 empregos diretos e indiretos.

21 - Governo de Alagoas e ONU Habitat lançam o Cidades 2030 com o objetivo de apoiar municípios alagoanos em ações de aceleração do desenvolvimento urbano sustentável. Na etapa piloto, quatro cidades alagoanas foram selecionadas: União dos Palmares, Santana do Ipanema, Penedo e Maragogi.

23 - No aniversário de 61 anos de Belém, o governador Paulo Dantas entrega a primeira etapa do Minha Cidade Linda, com ruas pavimentadas, e inaugura o novo Centro de Saúde do Município.

23 - Em Taquarana, o aniversário foi comemorado com ações de infraestrutura, saúde e reforma agrária, com a regularização da titularidade de terras das fazendas Cajueiro do Caboclo e Olho d'Água de Luiz Carlos aos agricultores familiares que estão na terra 15 anos.

24 - Na Academia Militar, no Trapiche, uma sessão solene festeja a promoção de 1.263 praças e oficiais da Polícia Militar de Alagoas. A maior já realizada pelo Governo do Estado.

24 - Programa Vida Nova nas Grotas promove mais de 2 mil atendimentos no Flexal com consultas e exames, entrega de cestas básicas, emissão de documentos e cadastro em programas sociais.

25 - O Ranking Nacional de Competitividade 2023 aponta Alagoas como o 3º estado mais seguro do Nordeste e o 9º do Brasil. Fruto dos investimentos e estratégias adotadas pelo Governo do Estado para reduzir a criminalidade.

25 - O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) inicia trabalho de regularização fundiária que beneficia cerca de 120 famílias de agricultores familiares assentados no povoado Santa Fé, em União dos Palmares, com a emissão dos títulos de propriedade.

26 - Nos 61 anos de Palestina, Governo de Alagoas leva investimentos ao município: Creche Cria, entrega da reforma da escola estadual Manoel Pereira Filho, caminhão-pipa do Programa Fortalece Alagoas e ordem de serviço para pavimentação de várias ruas.

29 - Incentivo ao esporte: Governo de Alagoas garante a participação de 182 atletas alagoanos nos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto (SP) com a doação das passagens e uniformes;

30 - Programa lançado pelo Governo de Alagoas passa a garantir a realização de exames de vista e doação óculos para estudantes da rede estadual;