23/06/2023 14:49 | Segurança

Representantes das forças de segurança prestigiam solenidade de certificação de policiais penais

Evento promovido pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Polícia Penal aconteceu nesta sexta-feira (23)


Entrega dos certificados e brevetação exaltam o esforço e dedicação dos policiais penais que participaram do curso

Jorge Santos / Ascom Seris


Janaina Marques e Regina Carvalho / Ascom Seris

Representantes das forças de segurança de Alagoas prestigiaram, nesta sexta-feira (23), a solenidade de certificação e brevetação relativa ao curso de Nivelamento Operacional da Polícia Penal de Alagoas (NOPPEN/AL).

 

O Nivelamento Operacional da Polícia Penal tem como meta aprimorar os conhecimentos dos policiais penais sobre intervenção prisional. O evento foi promovido pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Polícia Penal.

 

“Estamos finalizando mais um ciclo entregando à sociedade policiais penais melhores do que no começo do curso. Quanto mais preparada a nossa Polícia Penal, melhor será o resultado entregue para a sociedade. E esses resultados estão se consolidando dia a dia. Há quanto tempo não temos rebelião? há quanto tempo não temos fuga?”, destacou o secretário Diogo Teixeira.

 

O titular da Seris lembrou, ainda, dos investimentos do Governo de Alagoas no sistema prisional que garantem melhores condições de trabalho para servidores, atendimento aos reeducandos e mais segurança para a sociedade.  

 

“Alagoas é o Estado que mais combate o crime organizado e hoje não tem déficit carcerário. Tudo isso se deve aos investimentos feitos pelo governo de Alagoas, que investiu mais de R$ 100 milhões de recursos próprios no sistema prisional. Entregou, por exemplo, mais de 1.400 vagas no sistema prisional e armamento de última geração para policiais penais”, completou Diogo Teixeira.

 

Os participantes do curso tiveram a oportunidade de aprimorar habilidades – como o uso de tecnologias de menor potencial ofensivo, uso progressivo da força, manuseio de armamento e direitos humanos – temas necessários para a formação de interventores prisionais.

 

“O Noppen buscou o nosso melhor para que pudéssemos unificar todo esse grupamento e ter ações padronizadas. Trouxe para a gente uma segurança maior, tanto nos equipamentos que a gente utiliza no dia a dia, quanto nos procedimentos que a gente faz diariamente, seja na rua, seja no sistema prisional. Hoje estamos mais seguros nas nossas atribuições”, destaca o policial penal Ygor Cardoso.


Esforço e reconhecimento

A entrega dos certificados e brevetação exaltam o esforço e dedicação dos policiais penais que participaram do curso, que vai somar na carreira profissional.

 

Alunos que se destacaram no curso receberam certificados das autoridades da segurança pública e, durante o evento, o policial penal Diego Dardenos foi homenageado como forma de reconhecimento por sua superação.

 

“É um momento sempre gratificante as formaturas e encerramento do Noppen. A secretaria está sempre nos apoiando, sempre incentivando, sempre colocando o aperfeiçoamento como uma das prioridades, porque o policial quando tem aperfeiçoamento ele tem condições de exercer sua função com menos risco tanto para ele, quanto para o próprio preso que está naquela situação”, avalia o policial penal Carlos Voss, secretário executivo de Gestão Penitenciária da Seris.