27/10/2023 14:47 | Cultura

Representante do Ministério da Cultura participa de XII Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas

Evento busca capacitar os bibliotecários dos municípios alagoanos

Evento foi realizado no auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

Ascom Secult

João Brito / Ascom Secult

O auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, localizada no Centro de Maceió, recebeu nesta quinta-feira (26) o XII Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas. O evento discute a capacitação e as políticas públicas voltadas para a promoção da leitura e o acesso à informação para a sociedade.

O encontro, organizado pelo Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, reune líderes, profissionais da área técnica e gestores das principais bibliotecas dos municípios para um intercâmbio de conhecimentos e estratégias buscando ampliar e fortalecer o funcionamento do equipamento cultural.

"Através da promoção da leitura e do acesso à informação, estamos fortalecendo a base do conhecimento e incentivando o desenvolvimento criativo. As bibliotecas desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais informada e engajada. Estamos comprometidos em apoiar e fortalecer essas instituições e esperamos que este encontro seja um catalisador para novas ideias e colaborações em prol da cultura e da economia criativa em Alagoas", disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

Mira Dantas, coordenadora do Sistema Alagoano de Bibliotecas Públicas do Estado e supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, ressaltou que esses encontros fortalecem as atividades dos equipamentos culturais no estado. “A leitura é um universo gigantesco que proporciona uma potencialização no desenvolvimento social. Estimulando o fortalecimento das bibliotecas e incentivando a leitura na comunidade alagoana, vamos ter como consequência uma transformação social e econômica na nossa sociedade”, comentou.

A abertura do evento contou com a apresentação da dupla “Cia Literando - contação de histórias”, que encantou a plateia com uma emocionante canção literária. Em seguida, a composição da mesa de honra foi ocupada por Mira Dantas; Perolina Lyra, superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural da Secult; Marina Rabelo, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (MinC), e Yuri Rizzi, coordenador do curso de Biblioteconomia da Ufal.

Maria Bethânia, coordenadora da Biblioteca Municipal Dr. Jorge de Lima, em União dos Palmares, expressou a sensação de estar participando do evento. “Este  é um evento de grande relevância para nós coordenadores de bibliotecas, pois ele valoriza cada vez mais as ações no nosso município.  Em União dos Palmares, a biblioteca é um centro de atenção para a comunidade palmarina e isso é muito gratificante”, pontuou.

Marina Rabelo,  coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (MinC), realizou uma palestra sobre “Rumo das políticas para as Bibliotecas Públicas no Brasil”, e enfatizou a participação dos gestores municipais de bibliotecas. “É uma sensação boa ver os representantes das bibliotecas aqui. Para nós do Ministério da Cultura, é muito importante saber o que está sendo feito, conhecer as dificuldades, os desafios e como a gente pode através dessa interlocução, melhorar a gestão desses equipamentos públicos”, frisou.

O evento continua nesta sexta-feira, 27, no auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, com mais rodas de conversas e muita troca de conhecimento entre o público presente.

2º DIA – 27/10/2023

Oficina de contação de história

Oficina de elaboração de projetos Culturais

Oficina de uso do software de automação de bibliotecas (BIBLIVRE)