20/10/2023 13:00 | Cultura

Região metropolitana recebe Conferência Intermunicipal de Cultura

Representantes de seis municípios da região do estado participaram do encontro

Conferência Intermunicipal de Cultura na região metropolitana

Jônatas Oliveira / Ascom Secult

Ryan Charles / Ascom Secult

O município de Coqueiro Seco, região metropolitana, foi a sede, nessa quinta-feira (19), do segundo encontro regional da Conferência Intermunicipal de Cultura. O evento contou com a participação ativa de representantes dos municípios de Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Maceió. No total, a conferência acolheu 138 participantes, incluindo 28 delegados elegíveis, dos quais 7 foram eleitos. Também marcaram presença correspondentes da sociedade civil e gestores públicos.

A principal finalidade dessas reuniões têm sido debater e analisar as propostas e ideias dos fazedores de cultura de Alagoas que serão apresentadas na etapa estadual da conferência, marcada para 4 e 5 de dezembro deste ano, em Maceió, e, posteriormente, na Conferência Nacional da Cultura, para aprimorar as futuras políticas culturais no país.

Na ação foram definidos eixos de discussões, nos quais os participantes ingressaram de acordo com seus interesses, para que todos tivessem suas intervenções e ideias pautadas, respeitando o espaço de liberdade que foi proposto desde o início.

Nicolle Freire, produtora cultural e coordenadora de um dos eixos, destacou a importância de ouvir os interesses municipais dos fomentadores de cultura, já que os representantes culturais são de diversas regiões e da presença da sociedade civil em ambientes de futuras construções de políticas culturais.

“As pessoas que estão no dia a dia fazendo cultura, têm o entendimento das necessidades e do que se deve melhorar. Então essa participação é relevante porque teremos a legitimidade de fato de quem conhece o fomento cultural.”, disse.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a relevância da cultura na identificação e na promoção social. "A formação cultural desempenha um papel fundamental em inúmeras facetas da sociedade, e é por essa razão que estamos dando voz àqueles que vivenciam esse universo. Nossa missão é estabelecer uma realidade justa e implementar políticas que fortaleçam significativamente os agentes culturais. Este é apenas o ponto de partida rumo a um futuro promissor para a cultura em nível nacional", concluiu.

As Conferências Intermunicipais de Cultura são realizadas pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, em parceria com os municípios.

Para saber onde serão as futuras reuniões da Conferência Intermunicipal de Cultura, assim como outra informações, basta acessar:

Confira a lista de delegados da região metropolitana:

SOCIEDADE CIVIL

Delegados: