Referências brasileiras em estratégia de governo digital serão consultores do Estado de Alagoas
Iniciativa visa auxiliar o estado no grande projeto para modernizar a prestação de serviços públicos
Secretário Gabriel Albino ressaltou que Estado quer desenvolver um serviço inovador e adaptado às necessidades dos alagoanos
Ascom Seplag
Texto: Larissa Costa e Safira Bezerra* (estagiária sob supervisão)
A Secretaria do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) se reuniu, na quinta-feira (6), com especialistas considerados referência no Brasil em estratégia de governo digital. O encontro fez parte de uma das ações do Conselho Estadual de Governança Eletrônica (Consege) para a implantação do grande projeto que promete modernizar a prestação de serviços públicos em Alagoas.
Com trabalhos consolidados em empresas como a TDS Company e a Porto Marinho - referências no Brasil em consultoria para projetos de modernização de organizações públicas ou privadas - os especialistas Silvio Meira e Claudio Marinho serão os consultores da estratégia digital do Governo de Alagoas. Eles irão ajudar a mapear, planejar, identificar falhas e trazer soluções inovadoras que atendam as necessidades da população alagoana.
"Não estamos em busca de um produto pronto, disponível nas prateleiras. Estamos unindo forças com outras secretarias estaduais e contando com o apoio de pessoas que possuem uma longa experiência no assunto, para desenvolver um serviço inovador e adaptado às necessidades dos alagoanos", explicou o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino.
Na ocasião, o secretário enfatizou ainda: "Embora, desta forma seja um trabalho mais espinhoso, tem um potencial maior de sucesso. Estamos construindo, passo a passo, um produto próprio".
Dentro das ações de modernização da entrega de serviços públicos em Alagoas, há projetos sugeridos como o "app 190", da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que pode gerar uma comunicação mais ágil e direta com a população. Já na pasta da Educação, uma das estratégias é garantir mais integração entre as comunidades e a sala de aula, e implementar um sistema híbrido de ensino.
Segundo o consultor e especialista Silvio Meira, a relação de trabalho com o estado de Alagoas mostra que os resultados logo serão vistos a médio prazo, já com todos os serviços estatais disponíveis de maneira online para a população. "Vamos colaborar com o Governo de Alagoas na continuidade do processo de transformação digital. A missão é habilitar pessoas, comunidades e projetos para gerar serviços públicos de alta qualidade e, possivelmente, exportar mão de obra", destacou.
Parceria com o BID
Para o grande projeto de transformação digital, o Governo de Alagoas conta também com a consultoria fundamental do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A parceria agrega um investimento inicial de 25 milhões de dólares, conforme acordado na Carta-Consulta aprovada pelo Ministério da Economia.
A parceria busca o fortalecimento da governança e das capacidades digitais do governo, com a elaboração de estratégias de cibersegurança e de dados. Além disso, a consultoria propõe fortalecer as capacidades digitais dos servidores públicos, apoiar a gestão de políticas e a modernização do parque tecnológico do governo estadual.
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