11/09/2023 16:20 | SegurançaDesenvolvimento Social

Reeducandos da Penitenciária de Segurança Máxima concluem cursos profissionalizantes

Capacitação em Alvenaria e Corte e Costura fazem parte da parceria Seris e a empresa cogestora da Penitenciária de Segurança Máxima, NewLife Serviços


Cursos fazem parte do programa de ressocialização implementado pela Seris

Ascom Seris


Ascom Seris

Trinta e três reeducandos da Penitenciária de Segurança Máxima, em Maceió, participaram, nesta terça-feira (5) da cerimônia de conclusão dos cursos profissionalizantes e laborais de Alvenaria e de Corte e Costura. Os cursos fazem parte do programa de ressocialização implementado pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em parceria com a empresa de cogestão NewLife Serviços.


O reeducando Elias da Rocha Santos, 41, que se formou no curso de Corte e Costura, falou sobre como a formação veio para transformar a vida dos participantes. “A gente vem lutando por uma profissão no sistema e hoje é uma satisfação muito grande estar aqui conquistando esse diploma. É uma expectativa para o futuro, tanto para mim quanto para minha família. Com esse certificado, as portas estarão abertas para mim quando voltar à sociedade,” afirmou.

 

Com 120 horas de duração, o curso de Corte e Costura ensinou ao Elias e outros reeducandos as práticas básicas do ofício, como conhecimento de tecidos e linhas, até modelagem e confecção de roupas. A unidade ganhou uma sala laboral, equipada com 13 máquinas de costura, especialmente para essa capacitação e desenvolvimento profissional. Com a conclusão do curso, os internos ganharam 10 dias de remição de suas penas.

 

Já a Oficina de Alvenaria, também com 120 horas de duração, teve uma estrutura ainda maior de aprendizado. Foram oferecidos  todos os materiais básicos, como tijolos, carrinho de mão e brita, além de ensinamentos sobre trabalho em altura, leitura e interpretação de projetos, segurança do trabalho e muito mais. Nas aulas práticas, os alunos realizaram reformas e pequenas construções dentro da própria unidade penal. O curso também ofereceu 10 dias de remição de pena para os formandos.

 

Para o futuro, Elias afirma estar animado e já faz planos. “Hoje, eu amo corte e costura. É algo que eu vou levar daqui para frente e lutar para que dê certo na minha vida. Vou fazer valer a pena. O crime não compensa, isso daqui compensa (mostrando o diploma). O certificado é peso. A vida não é fácil, às vezes ninguém acredita na gente; somos excluídos da sociedade, mas sabemos que depois de um curso como esse as portas estarão abertas. Antes, eu era um consumidor de roupa; hoje, posso sair exercer minha profissão e quem sabe abrir um MEI”, destacou.

 

Alexsander Batista, gerente-geral da NewLife Serviços, responsável pela cogestão e pelo programa de ressocialização do Presídio de Segurança Máxima, destacou a importância da profissionalização para os reeducandos. “Esta alegria e esperança dos reeducandos é o que nos move. Quem aproveitou a chance, com certeza terá uma reinserção muito mais fácil e assertiva na sociedade. E não paramos por aqui, temos outros projetos em andamento para que outros internos tenham a mesma alegria que o Elias e outros 32 que estiveram aqui hoje”, afirmou.  


Segundo o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, promover oportunidade de qualificação profissional é um dos pilares para a reinserção social promovida pela Seris. “Trabalhamos constantemente, por meio de parcerias, para garantir ainda mais oportunidades de transformação para os nossos custodiados, através de oportunidades de educação e qualificação profissional, buscando sempre devolver indivíduos melhores para à sociedade,”  conclui o secretário.