04/07/2023 16:54 | Educação

Rede estadual retoma as aulas com novidades para o segundo semestre

Encontro estudantil é uma das atrações para a sequência do ano letivo em Alagoas

Programação para o segundo semestre promete mobilizar toda a comunidade escolar

Jonathan Lins / Ascom Seduc

Bruno Soriano e Rafaella Ramos / Ascom Seduc

Os estudantes da rede estadual de Alagoas retornaram às aulas nesta terça-feira (4), após 15 dias de recesso, compreendidos entre 19 de junho e 3 de julho. E a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) preparou várias novidades para o segundo semestre, que termina em 21 de dezembro, considerando o calendário oficial de 200 dias letivos.

A expectativa não poderia ser maior. É que, além dos preparativos para as provas, que acontecem entre os meses de outubro e novembro, do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - porta de acesso a universidades em todo o país -, a programação também conta com eventos que prometem mobilizar toda a comunidade escolar.

O mês de julho começa com a sequência dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), maior evento do desporto escolar do estado. Em agosto, outros dois grandes eventos: o Encontro Estudantil, que deve reunir mais de mil estudantes das 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) e cujo principal objetivo é promover o protagonismo juvenil; e a 10ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que terá participação ativa das escolas estaduais.

E não para por aí. Já em setembro, a Olimpíada de História de Alagoas retorna para impulsionar os estudantes na busca por conhecimento sobre a história afro-alagoana e dos povos indígenas, fazendo um amplo e verdadeiro resgate da cultura local. No mesmo mês, o tradicional desfile cívico para celebrar a emancipação política de Alagoas será novamente uma atração à parte na orla marítima de Maceió.

“As mais de trezentas escolas da rede abrem as portas para receber toda a comunidade escolar. Voltamos a pleno vapor no dia de hoje, com todos os servidores a postos, do pessoal de apoio ao professor, para o início deste segundo semestre. E estamos certos de que Alagoas dará um grande salto de qualidade e proficiência nas provas do Saeb e do Enem’’, garante o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão.