09/10/2023 16:17 | EducaçãoPrimeira Infância

Protagonismo juvenil: Fapeal divulga resultado de processo seletivo do Grêmio que Cria

Projeto do Governo de Alagoas oferece bolsas para alunos gremistas que realizem pesquisa sobre a primeira infância


Propostas foram elaboradas por jovens que integram grêmios estudantis e profissionais da Educação

Pei Fon/ Agência Alagoas


Ana Cecília Oliveira, sob supervisão/Ascom Seduc

Professores e estudantes já podem conferir a relação de bolsistas do projeto Grêmio que Cria, idealizado pela Secretaria de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria) e executado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Governo (Segov). O objetivo do projeto é fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre a primeira infância em Alagoas.

 

Divulgada nesse final de semana, a relação está disponível no endereço eletrônico www.fapeal.br/wp-content/uploads/2023/09/Gremio-que-Cria-Resultado-Final.pdf. As propostas foram elaboradas por jovens que integram grêmios estudantis e profissionais da rede estadual responsáveis por atividades sobre temas diversos, como a violência doméstica, a realidade de mães e pais solos, a gravidez na adolescência, entre outros.

 

A próxima etapa, conforme o edital, será a de contratação dos professores e estudantes selecionados, que irão construir um estudo sobre as políticas públicas da primeira infância em Alagoas. Nesse sentido, todos conhecerão várias escolas e comunidades, além de unidades de saúde e outros espaços que necessitem da intervenção do poder público, orientando-o quanto à eficácia dessas ações.


Lançado em julho deste ano, em solenidade no Centro de Convenções de Maceió, o Grêmio que Cria vai destinar 200 bolsas para estudantes gremistas do Ensino Médio (1ª e 2ª séries), no valor de R$ 300, e 50 bolsas de R$ 1 mil para profissionais que desenvolveram projetos de pesquisa sobre a primeira infância, favorecendo a aprendizagem e o protagonismo juvenil. As bolsas têm duração de oito meses, prorrogáveis por mais oito.