29/01/2024 11:14 | Saúde

Projeto Sorriso de Plantão abre processo seletivo para estudantes levarem alegria aos hospitais

Estudantes universitários de todos os cursos e instituições podem participar da seleção; inscrições seguem até dia 27 de fevereiro


Caracterizados como palhaços de hospital, os integrantes devem disponibilizar dois sábados quinzenais para realizar um plantão de 3 horas


Danielle Cândido com informações do Sorriso de Plantão

O Sorriso de Plantão, projeto de extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está com inscrições abertas para estudantes atuarem nos hospitais, levando alegria aos pacientes. O edital está disponível no site sorrisodeplantao.com.br/participe e as inscrições estão abertas até o dia 27 de fevereiro. 

 

Caracterizados como palhaços de hospital, os integrantes devem disponibilizar dois sábados quinzenais para realizar um plantão de 3 horas nos hospitais de atuação do projeto. Atualmente, o Sorriso de Plantão promove atividades no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE-AL), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA/Uncisal), Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol, Hospital da Criança e o Hospital Metropolitano de Alagoas.


 

Um dos requisitos para participar é estar devidamente matriculado em alguma instituição de ensino superior, não estar no penúltimo ou último ano do curso e apresentar o cartão de vacina atualizado (Covid - 19, Hepatite B, dT, Tríplice Viral e Varicela para as pessoas que não tiveram catapora).

 

Com 60 vagas disponíveis para o ciclo 2024/2025, a coordenadora do projeto, professora Maria Rosa, explicou que o processo seletivo é dividido em três fases: prova escrita, apresentação artística e entrevista. “A prova escrita consta de três questões abertas sobre situações que ocorrem durante os plantões e os candidatos devem explicar como reagiriam a elas. Já na apresentação artística, o candidato pode contar uma história, dançar, declarar poema ou qualquer outra forma de interação com uma criança no ambiente hospitalar”, afirmou.

 

“Através da ludoterapia, o Sorriso de Plantão leva muita música e brincadeiras para os hospitais. Os estudantes transformam as tardes dos pacientes em ambientes mais leves e acolhedores, marcando a vida dos internos, familiares e profissionais da unidade hospitalar”, disse a coordenadora do projeto.

 

O último processo seletivo do Sorriso de Plantão recebeu mais de 150 inscrições. Para Maria Rosa, a expectativa é superar esse quantitativo. “Neste ano tão especial quando o projeto completa 22 anos de atividades, o Sorriso de Plantão promete muitas novidades para os seus integrantes e para o público em geral nos próximos meses de atividades”, destaca.


 

Sobre o projeto

 

O projeto de extensão universitária Sorriso de Plantão é vinculado à Uncisal e à Ufal, mas acadêmicos de todos os cursos e instituições podem participar. Com o início das atividades em 2002, o Sorriso de Plantão já beneficiou mais de 100 mil pacientes e se tornou pioneiro em Alagoas no campo de Promoção à Saúde na Atenção Terciária.

 

O Sorriso de Plantão também se tornou uma referência para as universidades,  com produções acadêmicas, apresentações em congressos nacionais e internacionais, além de publicações em revistas de alto impacto, influenciando, também, trabalhos de conclusão de curso, residências, mestrados e doutorados.