02/09/2023 11:23 | Saúde

Projeto Samu nas Escolas é retomado e contempla Escola Municipal em Maceió

Acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social passaram informações aos alunos sobre primeiros socorros e sobre trotes

Samu nas Escolas foi retomado na Escola Municipal Gastão Beltrão, em Maceió

Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

A Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) retomou, nesta sexta-feira (1º), as ações do segundo semestre do projeto Samu nas Escolas, com o objetivo de conscientizar os alunos da rede de ensino sobre os malefícios dos trotes. A Escola Municipal Gastone Beltrão, localizada no residencial Jardim Royal, no bairro da Cidade Universitária, em Maceió, foi a primeira contemplada com o projeto, que se estenderá até o final do próximo mês de novembro.

O Samu nas Escolas é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2014, em que participam acadêmicos de várias universidades. Neste semestre irão participar o Centro Universitário Cesmac, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Centro Universitário de Maceió (Unima) e o Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ).

Para que os alunos dos ensinos básico e médio possam ter noções sobre os primeiros socorros, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu capacitou, neste segundo semestre, 38 acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social. Eles irão repassar os conhecimentos aos alunos das escolas contempladas, com aulas lúdicas, através de oficinas, ressaltando temas como queda, engasgo, choque elétrico e trotes.

As instituições de ensino que queiram receber o projeto Samu nas Escolas devem entrar em contato pelo e-mail: ssosamumaceio@gmail.com e agendar com o Serviço Social do Samu. No final do projeto será realizado um concurso de redação, em que serão contemplados os seis melhores textos produzidos pelos alunos.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu, Jordiran Soares, salientou que o Samu nas Escolas é um dos projetos de maior relevância para o órgão, como também para a população. “Além de educar as crianças e adolescentes sobre os primeiros socorros e trotes, os alunos se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e vão nos ajudar a salvar mais vidas”, destacou.

Luiz Henrique Viana, 10 anos, aluno da Escola Municipal Gastone Beltrão, foi contemplado para vestir o macacão de socorrista do Samu e disse que foi uma emoção indescritível. “Achei muito legal as aulas e gostei bastante de estar dentro de uma ambulância. Meu sonho é ser médico e hoje tive a certeza que minha escolha é pra valer", ressaltou.