07/05/2024 12:37 | Saúde

Projeto Samu nas Escolas contempla colégio na capital alagoana

Nova edição da iniciativa beneficiou estudantes dos ensinos Fundamental e Médio


Edição do Programa Samu nas Escolas no Colégio Mater Dei beneficiou estudantes na faixa etária dos 11 aos 16 anos de idade

Olival Santos / Ascom Sesau


Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contemplou o Colégio Mater Dei com o projeto Samu nas Escolas. A unidade escolar atua no bairro da Pajuçara e atende alunos do 6° ano do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, com estudantes na faixa etária dos 11 aos 16 anos de idade.

 

Os alunos tiveram a oportunidade de ter conhecimento básico sobre primeiros socorros, especificamente sobre como socorrer vítimas de queda, engasgo, desmaio e queimaduras. Para isso foram realizadas ações teóricas e práticas, protagonizadas por acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social, que são monitores do projeto.

 

Os monitores do Samu nas Escolas também conscientizaram os alunos sobre os males causados pelos trotes. Isso porque as ligações criminosas podem impedir o socorro a usuários que realmente estejam necessitando de assistência, a exemplo de vítimas em um acidente de trânsito.

 



Para a aluna Laura Beatriz Pimentel, de 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médico, a apresentação dos temas foi muito relevante. “Aprendi todas as orientações e ensinamentos repassados e, a partir de agora, vou colocar em prática os conhecimentos quando for necessário”, destacou a aluna.

 

De acordo com o diretor-geral do Colégio Mater Dei, Phabio Lucas Silvestre, uma das prioridades da unidade escolar é assegurar aos alunos noções sobre valores morais, ética e virtudes e, por isso, o Samu nas Escolas cumpre esta atribuição. “Por meio deste projeto, nossa escola disponibiliza à comunidade escolar conhecimento sobre os males causados pelos trotes, ou seja, desperta comportamentos humanitários e isso é fundamental na formação escolar”, salientou.

 

A coordenadora geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana, enfatizou que o projeto Samu nas Escolas tem um papel fundamental na disseminação de informações que ajudam a salvar vidas. “Crianças e adolescentes absorvam e multiplicam essas informações sobre os primeiros socorros e ajudam a salvar vidas. Por isso, a importância da iniciativa”, sentenciou.



 

Projeto

 

O Samu nas Escolas ocorre toda semana e, no final do evento, os alunos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma ambulância utilizada pelo Samu. Qualquer escola, seja pública ou privada, pode ser contemplada com a iniciativa, basta enviar um ofício para o Serviço Social do Samu, através do e-mail ssosamumaceio@gmail.com.