19/03/2024 14:55 | Cultura

Projeto Oficina de Pintura está com inscrições abertas

Os interessados podem se inscrever on-line até o dia 10 de abril


Ilustração


João Brito / Ascom Secult, com assessoria

O projeto “Oficina de Pintura: Tinta Acrílica, Tinta Guache e Aquarela” está com inscrições abertas para a participação em dois dias de workshop, direcionado para quem deseja explorar e aprimorar as suas habilidades artísticas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril, por meio do preenchimento do formulário https://forms.gle/qWYHtwmqXawxLNhZ9.

 

São 25 vagas disponíveis para incentivar os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos em seus contextos profissionais, enriquecendo o cenário artístico alagoano.



 

As oficinas são gratuitas e ocorrerão nos dias 19 e 26 de maio, das 8h às 17h, com um total de 16 horas de duração, realizadas na escola Escola Estadual Moreira e Silva, localizada no Cepa, Farol. A oficina também será acessível em Língua Brasileira de Sinais – Libras.


O evento é direcionado para profissional surdo (a) que atue na área da educação ou da saúde; profissional idoso (idade igual ou superior a 60 anos) que atue na área da saúde ou educação; pessoas integrantes de grupos coletivos culturais ou de associações comunitárias, de ONGs, ou de atividades em espaços públicos da comunidade de forma gratuita ou dos demais grupos em situação de histórica vulnerabilidade econômica/social no estado.

 

E, também para professor (a) da educação básica e/ou superior de arte ou áreas afins, estudante do ensino médio, curso técnico de arte ou áreas afins, estudante do ensino superior de arte ou áreas afins, profissional da saúde que atue com crianças e/ou ludicidade (preferencialmente que tenha atuado no combate à pandemia da Covid-19).

 

O projeto foi selecionado e aprovado por meio do edital nº 21/2023 de chamamento público para seleção de propostas de artes visuais - concurso José Achiles Escobar da Lei Paulo Gustavo Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).



 

A abordagem desta oficina vai além da instrução técnica em tinta acrílica, tinta guache e aquarela. Os participantes serão levados em uma jornada histórica e cultural, explorando tanto técnicas tradicionais quanto contemporâneas. O conteúdo programático inclui uma incursão em cada forma de pintura, baseada em conhecimentos teóricos e práticos.

 

A "Oficina de Pintura" não apenas visa instruir tecnicamente, mas também oferecer uma imersão cultural, histórica e contemporânea, promovendo um aprendizado integral e significativo para todos os participantes.

 

“Estamos muito felizes com esses projetos saindo do papel por meio de recurso da Lei Paulo Gustavo, pois reconhecemos a importância vital dos projetos culturais para as comunidades. Eles não apenas enriquecem nosso patrimônio cultural, mas também promovem a inclusão, fortalecem os laços sociais e impulsionam o desenvolvimento econômico local. É através da cultura que construímos identidades, preservamos memórias e inspiramos as gerações futuras. Portanto, cada projeto cultural realizado é um investimento no bem-estar e na prosperidade de nossas comunidades”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

 

Para mais informações sobre a oficina é possível entrar em contato com o proponente Ermans Carvalho, pelo Instagram @ermansqc ou pelo e-mail ermanscarvalho@gmail.com.