11/10/2023 16:13 | Meio AmbienteEducação

Projeto Nossa Praia coleta 65 kg de resíduos na Ufal de Arapiraca

Apenas resíduos sólidos foram coletados, como embalagens plásticas e copos


Intenção do Nossa Praia é sempre ampliar as áreas de atuação

Ascom / IMA AL


Laura Nascimento (sob supervisão) / Ascom IMA AL

O projeto Nossa Praia, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) realizou, nesta terça-feira (10), um mutirão de limpeza num local diferente: no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. A ação contou com a colaboração de cerca de 80 alunos, que junto com os técnicos do órgão coletaram 65 kg de resíduos.

 

“A praia é nossa, o lixo é seu” é o lema do projeto, que colabora com a limpeza e educação ambiental não apenas das praias de Alagoas, uma vez que a intenção é sempre ampliar as áreas de atuação. De acordo com Keiliane Sara, bióloga e assessora técnica do IMA, o problema da má gestão de resíduos é bem maior nas cidades. “Os resíduos descartados incorretamente nas cidades acabam chegando nas nossas praias e geram grandes problemas para população, como a contaminação do solo, do lençol freático e bueiros entupidos”, explica.

 



Os alunos que colaboraram com o mutirão eram dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química. Antes da coleta de resíduos, houve uma pequena fala dos professores da Ufal e dos técnicos do IMA acerca da finalidade do projeto e a importância do descarte correto do lixo.

 

Apenas resíduos sólidos foram coletados, como embalagens plásticas de lanches, copos descartáveis e sacolas plásticas. Toda a coleta foi deixada em um contêiner na própria universidade, onde uma cooperativa busca, faz a separação e também a destinação correta.