06/12/2022 15:39 | Assistência SocialEducaçãoDesenvolvimento Humano

Projeto Escola Segura capacita profissionais da Creche CRIA em Mar Vermelho

Participaram da capacitação professores e outros profissionais da creche, que foram orientados como agir em casos de primeiros socorros


Noções básicas de primeiros socorros buscam garantir mais segurança para crianças nas escolas

Rodrigo Marinho/ CRIA


Fabiana Barros

Os profissionais do Núcleo de Educação Permanente (Nep), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveram mais uma ação do Projeto Escola Segura, em parceira com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta terça-feira (06). Na oportunidade, professores e servidores da Creche Criança Alagoana (CRIA), em Mar Vermelho, foram contemplados com a iniciativa do Governo de Alagoas. 


Durante a capacitação foram ministradas orientações sobre os primeiros socorros em casos de engasgo, parada cardíaca em pediatria, crises convulsivas, choque elétrico, entre outras situações, que exigem um socorro imediato até a chegada de especialistas. 

 

Para a coordenadora-geral do CRIA e primeira-dama do Estado, Marina Dantas, o curso é de extrema importância, pois o conhecimento repassado pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para os profissionais da educação podem ajudar a salvar vidas, em caso de necessidade. “Não podemos garantir que os acidentes não ocorram, mas podemos viabilizar o compartilhamento de conhecimento para orientar como os profissionais da educação devem se comportar, caso haja necessidade”, afirmou.   


Na ocasião, os profissionais do NEP capacitaram 30% dos professores e funcionários da creche e cada participante recebe um certificado ao final do curso. Já a creche recebe uma placa de certificação. Professora há 15 anos, Vera Torres da Silva foi uma das participantes e classificou como muito positiva a experiência. “Enriqueceu a maneira de como lidar melhor com nossas crianças e desenvolver com mais cuidado a rotina da creche”, ressaltou. Segundo ela, a capacitação traz mais clareza sobre os métodos de primeiros socorros. Vera atua na socialização de crianças com idades entre 1 ano e 6 meses e 2 anos.


A iniciativa cumpre exigência da Lei Federal 13.722/2018, a chamada Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. O curso tem carga horária de 6h e leva orientações através de aulas teóricas e práticas para profissionais que atuam nas creches, assim como os alunos e seus familiares.

A lei relembra o caso de Lucas Begalli, de 10 anos, que participava de um passeio na escola particular onde estudava no interior de São Paulo. Durante o lanche, ele se engasgou com um pedaço de salsicha e não teve ninguém que soubesse fazer a manobra do desengasgo. O garoto foi socorrido pelo Samu e levado para o hospital, mas veio a óbito dois dias depois.

CRECHES CRIA

O Governo do Estado já entregou 23 Creches CRIA, das 200 unidades que serão entregues para contemplar todos os municípios alagoanos. Além de Mar Vermelho, o curso de primeiros socorros foi aplicado nas cidades de São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Viçosa, São José da Tapera, Monteirópolis, Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro. Cada Creche CRIA recebe um kit de primeiros socorros com atadura, termômetro, tesoura, luvas, entre outros materiais básicos.