14/08/2023 20:25 | EducaçãoPlanejamento e Gestão

Programa Pontapé: Paulo Dantas assina a contratação de 1200 estagiários

Programa que passa a ser permanente tem estimativa de injetar mais de R$ 3,5 milhões todos os meses na economia alagoana

Edvan Ferreira/Agência Alagoas

Rafael Maynart/ Agência Alagoas

Com a perspectiva de injetar mais de R$ 3,5 milhões todos os meses na economia alagoana por meio do Programa Pontapé, o governador Paulo Dantas assinou a contratação de 1.200 estagiários para todos os órgãos do Governo de Alagoas. O “Pontapé Day” foi realizado nesta segunda-feira (14), no Centro de Convenções em Jaraguá, sendo parte da programação da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) durante a 10ª Bienal Internacional do Livro.

O Ponta Pé é um programa que tem como objetivo inserir estudantes universitários no executivo estadual. A novidade deste ano é a criação do Pontapé Indígenas e a criação de um banco de talentos. O programa não apenas oferece uma bolsa e auxílio transporte, mas também proporciona capacitações valiosas para preparar nossos jovens para o mercado de trabalho.

“Agora o Programa Pontapé vai ficar permanentemente aberto funcionando como o nosso banco de talentos. A medida que os órgãos do Governo forem necessitando de estagiários, os estudantes cadastrados serão convocados. Esse é o maior programa de estágios do Estado e vai proporcionar experiências únicas e capacitações para que os estudantes estejam preparados para o mercado de trabalho. Além disso, inovamos e lançamos o Pontapé Indígenas, dando mais oportunidade para aqueles que estudam no curso de  licenciatura da Uneal. Assim, vamos construindo carreiras e o futuro do nosso estado”, destacou o governador Paulo Dantas durante seu discurso para os milhares de estagiários.

O Pontapé Indígena foi lançado no primeiro semestre e vai proporcionar aos alunos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Clind) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), oportunidades de estágio em suas comunidades. O secretário Gabriel Albino (Planejamento), enfatizou a importância de oportunidades como esta na construção de uma carreira de sucesso para os estudantes universitários. Ele mesmo afirmou que já foi estagiário de órgãos do Poder Executivo e que a experiência foi engrandecedora na construção de sua carreira.

“São oportunidades como essa que os universitários aproveitam para adquirirem mais experiência, construir carreiras sólidas, além de contribuírem para o desenvolvimento do Executivo Estadual. Eu já fui estagiário, fui promovido e meu início de carreira foi graças a essa experiência. Hoje retorno como secretário e é muito gratificante ver esse programa dando certo, atraindo milhares de estudantes”, disse.

O evento também contou com a participação do reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo; reitor da Uneal, Odilon Máximo; as secretárias Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Angela Stemler (Esportes), Kátia Born (Desenvolvimento Social); a controladora Adriana Araújo (CGE), o secretário Victor Pereira (Governo); Marcius Beltrão (Educação), diretor da Imprensa Oficial Gracliano Ramos, Maurício Bugarim, o prefeito Wagney Dantas (Batalha), além de representantes dos estagiários contratados.