10/05/2022 10:20 | Assistência Social

Programa Fortalece Alagoas beneficia mais sete municípios do Estado

Organizado pela OAB/AL, evento ocorreu no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares

Programa Fortalece Alagoas passa a beneficiar 96 municípios alagoanos

Neno Canuto / Agência Alagoas


Carlos Victor Costa/ Agência Alagoas

O governador Klever Loureiro fez, nesta segunda-feira (9), a entrega de cinco caminhões compactadores às prefeituras de Olivença, Canapi, São José da Laje, Coité do Nóia e Santana do Mundaú, além de dois caminhões-pipa para Pariconha e Inhapi. Com as entregas de hoje, o programa Fortalece Alagoas passa a beneficiar 96 municípios alagoanos. A solenidade de entrega das chaves ocorreu no estacionamento do Palácio República dos Palmares. 

“Estou cumprindo meu papel institucional dentro de um governo transitório e dentro das minhas possibilidades, implementando os programas que já existiam no Estado e fazendo o que qualquer gestor deve fazer”, pontuou o governador. 

O secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques, falou da importância do programa. De acordo com ele, o Fortalece Alagoas é o maior projeto de apoio aos municípios, não só de Alagoas, mas do país. 


“O Estado desenhou o Fortalece dialogando com os municípios para saber dos equipamentos mais importantes demandados por eles, para garantir tanto a manutenção, como também a ampliação de sua infraestrutura e o apoio ao pequeno agricultor. O Estado identificou essas demandas e fez um programa por meio do qual comprou para os municípios ônibus escolares, ambulâncias, motoniveladoras, caminhões compactadores, caminhões-pipa e outros equipamentos. Com essas entregas de hoje, chegamos a atender praticamente 95% dos municípios, sendo 96 dos 102. Estamos muito próximos de chegar aos 100% e, de fato, deixar esse legado para o Estado, afirmou Fabrício Marques”. 

O Programa 

O Fortalece Alagoas é o maior programa de aquisição de veículos e equipamentos em curso do Norte e Nordeste do Brasil. Executada pela Seplag, a iniciativa tem como meta investir quase meio bilhão de reais na aquisição de ônibus escolares, motoniveladoras, retroescavadeiras, tratores, ambulâncias, caminhões-pipa e compactadores. 

O programa é executado com recursos próprios oriundos do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) e tem o objetivo de conceder equipamentos para apoiar todos os municípios que aderirem ao programa.