11/03/2024 09:39 | Saúde

Professora da Uncisal recebe comenda em reconhecimento aos serviços prestados na saúde

Coordenadora do projeto de extensão Sorriso de Plantão, Maria Rosa da Silva foi agraciada pela Câmara de Vereadores de Maceió com a Comenda Noraci Pedrosa


A professora Maria Rosa da Silva é doutora em Saúde Pública pela USP

Ascom Uncisal


Laís Isabele* / Ascom Uncisal

Em cerimônia realizada no Dia Internacional da Mulher, no plenário da Câmara de Vereadores de Maceió, a professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Maria Rosa da Silva, recebeu a Comenda Noraci Pedrosa. A homenagem foi concedida pela vereadora Teca Nelma (PSD), pela contribuição da docente, há 20 anos, como ativa participante do projeto de extensão Sorriso de Plantão.

 

“Se você tem um sonho e sabe que seu trabalho faz um diferencial, procure parceiros para unir forças e não desistir”, discursou a professora Maria Rosa, coordenadora do projeto de extensão.

 

 Ela defendeu que a busca pelo conhecimento e a paixão pelo ofício são capazes de sensibilizar as pessoas para aderir a causas como a do Sorriso de Plantão. “É um orgulho receber esta Comenda, que, assim como eu, leva o nome de uma enfermeira”, destacou.

 

Em seu discurso, Maria Rosa agradeceu aos alunos de extensão que fazem parte do projeto e também ao apoio e compreensão de sua família pelo tempo dedicado ao trabalho. Ao receber a comenda, a coordenadora do Sorriso de Plantão foi elogiada pela vereadora Teca Nelma, que ressaltou o impacto do projeto na sociedade.

 

“Eu passei um dia no projeto, auxiliando e brincando com os meninos no hospital. Foi muito legal conhecer de perto o Sorriso de Plantão e saber que ele acontece há tantos anos em Maceió”, lembrou Teca Nelma. A vereadora dedicou a solenidade a todos os alunos de extensão que participam do projeto.



 

A professora Maria Rosa da Silva é enfermeira formada pela Ufal, especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatologia e doutora em Saúde Pública pela USP. Palhaça de hospital desde 2003, ela está entre as cinco pessoas no Brasil que escreve sobre o palhaço no cenário hospitalar.

 

O Sorriso de Plantão atua em seis hospitais parceiros de Maceió. Por meio da ludoterapia, os integrantes se caracterizam como palhaços de hospital, levando música e brincadeiras para as crianças que estão no ambiente hospitalar. O projeto é vinculado a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), com extensionistas das mais diversas faculdades e cursos do estado.

 

A Comenda Noraci Pedrosa é concedida a personalidades da sociedade civil, trabalhadores e trabalhadoras da área de saúde, instituições públicas e privadas, nacionais e locais que se destacam na contribuição das ações relativas às lutas pela promoção e serviços relevantes prestados na saúde.

 

*Sob supervisão