03/01/2024 12:00 | Saúde

Primeiro bebê nascido em 2024 recebe visita do secretário de Ações de Saúde da Sesau

Maria Isis veio ao mundo às 0h21 no Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia

Secretário de Ações de Saúde, Igor Monteiro, e diretor do HRAS, Carlos Augusto, visitam primeiro bebê nascido em 2024

Marco Antônio

Ruana Padilha

O primeiro bebê nascido em 2024 recebeu a visita, na terça-feira (2), do secretário executivo de Ações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O encontro ocorreu no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado na cidade de Delmiro Gouveia. A recém-nascida, Maria Isis, veio ao mundo às 0h21 medindo 51 centímetros e pesando 3,096 quilos.

Durante a visita, secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Monteiro, enfatizou a importância da maternidade para a população do Alto Sertão que antes tinha que se deslocar para outras regiões para realização do parto. “Estamos muitos felizes de estarmos aqui conhecendo a Maria Isis que é a nossa primeira alagoana nascida no ano de 2024. Agora a população do Alto Sertão tem aqui o HRAS, uma maternidade próxima, onde a população de Delmiro Gouveia e adjacências conseguem vir para cá ter o seu bebê perto de casa sem ter que se deslocar para outro município ou até um pouco mais longe. Então o papel do governo é trazer o serviço de saúde mais próximo de todos para que vocês tenham mais cuidado”, disse Monteiro.

Natural da cidade de Pariconha, a mãe da recém-nascida, Ana Clara do Nascimento Santos, de 22 anos, parabenizou o atendimento de toda equipe multiprofissional recebido durante o parto da filha. “O atendimento foi ótimo, como sempre, fui muito bem atendida. Maria Isis é meu quarto filho, tenho dois meninos e agora duas meninas”, contou.

O diretor-geral do HRAS, Carlos Augusto, destacou que a unidade hospitalar garante a todos os pacientes recém-nascidos os testes ainda nos primeiros dias de vida. “É o segundo ano consecutivo que o primeiro bebê do ano nasce aqui no HRAS. Maria Ísis nasceu de parto normal e já irá sair da nossa unidade com teste do coraçãozinho, linguinha, orelhinha e do olhinho. Aqui no HRAS já temos um serviço muito completo para melhor atender todos os alagoaninhos do Alto Sertão”, ressaltou.

A enfermeira obstetra Carla Caroline que acompanhou o parto da Maria Isis destacou a importância da humanização durante o parto e relembrou o nascimento da pequena. “Ana Clara chegou aqui com seis centímetros de dilatação, evoluiu para parto normal, humanizado, e preferiu estar na posição verticalizada. Maria Isis teve contato pele a pele com a mãe e o aleitamento materno na primeira hora de vida. Ele é importante para o bebê e o contato com a mãe para desenvolver o afeto materno-infantil e para o desenvolvimento da criança”.