11/10/2023 17:50 | Saúde

Prevenção: Sesau realiza dia D de Multivacinação para ampliar cobertura no Estado

Ação foi sediada na Clínica da Família do Benedito Bentes, situada no Conjunto Aprígio Vilela, parte alta de Maceió


Ao lado do personagem Zé Gotinha, secretário Gustavo Pontes de Miranda destacou a importância da vacinação

Olival Santos / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) promoveu o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação nesta quarta-feira (11), na Clínica da Família do Benedito Bentes, situada no Conjunto José Aprígio Vilela. Durante a cerimônia, que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, crianças e adolescentes menores de 15 anos tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta de vacina.

 


Acompanhado da mãe, Rochane Avelino, o pequeno Silas Daniel, de 9 anos, tomou a vacina contra a Influenza, que protege contra a Gripe H1N1, H3N2 e Influenza B. Após receber a dose do imunizante, o garoto ressaltou: "Não doeu nada!".

 

A mãe de Silas Daniel, que reside no Conjunto Aprígio Vilela, relatou que ficou sabendo da Campanha por meio dos vizinhos e resolveu comparecer à Clínica da Família. “Faltava uma vacina para meu filho e hoje aproveitei para trazer ele e atualizar a caderneta de vacina”, salientou.


 

A empresária Rita de Cássia Silva também aproveitou para atualizar a caderneta de vacinação dos sobrinhos Enzo Silva, de 4 anos, e Maria Sofia Silva, de 8 anos. "Sou a dona do circo que está aqui na região e soube que hoje teria vacinação aqui na unidade. Por isso, decidi trazer meus sobrinhos para vacinar. O Enzo necessitava tomar quatro vacinas e Sofia uma”, relatou. 

 

Momento Importante

 

O secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do dia D da Campanha de Multivacinação. “Esse momento é muito importante, pois convidamos as crianças e os adolescentes menores de 15 anos para se vacinarem. É essencial que todos tenham as cadernetas de vacinação em dia, pois as vacinas fazem com que as doenças que já foram erradicadas não retornem”, enfatizou o gestor da saúde estadual.

 


A Campanha Nacional de Multivacinação teve início no dia 30 de setembro e segue até o dia 14 de outubro. Todas as vacinas de rotina estão disponíveis para o público-alvo. Além da BCG, é possível se imunizar contra a Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH) e Meningocócica C (conjugada). Também estão disponíveis os imunizantes contra a Febre Amarela, o HPV quadrivalente, bem como a dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY, Tríplice Viral e DTP (tríplice bacteriana). 

 

A gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis da Sesau, enfermeira Waldineia da Silva, ressaltou a importância dos responsáveis em manter atualizada a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. “O principal objetivo da campanha é evitar a reintrodução de doenças imunopreveníveis, a exemplo da poliomielite e tétano. Por isso, solicitamos que os pais ou responsáveis busquem uma unidade de saúde mais próxima, portando a caderneta de vacinação, para que o profissional de saúde avalie qual o imunobiológico necessita ser administrado", enfatizou.