17/01/2024 09:11 | InstitucionalAssistência Social

Prestação de contas é tema de audiência pública da Alagoas Previdência

Reunião teve a presença de servidores, representantes de associações e de sindicatos


Apresentação do relatório de governança da autarquia norteou a audiência pública da Alagoas Previdência

Ascom


Lílian Tourinho

A prestação de contas de 2023 foi tema de audiência pública realizada pela Alagoas Previdência na terça-feira (16). A reunião faz parte das ações empreendidas pelo Programa de Educação Previdenciária e Financeira (PEPF) da autarquia e ocorre todos os anos, conforme calendário previamente divulgado no site. 


Com a presença de servidores e representantes de associações e de sindicatos, o presidente da Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social de Alagoas, Roberto Moisés, e o assessor de Investimentos, Arcenor Gomes, fizeram uma explanação do quadro atual da autarquia, das mudanças implementadas e dos resultados obtidos durante o ano de 2023, como o Relatório de Governança Corporativa 2023 e a Política de Investimentos. A reunião também contou com a presença da diretora de Governança e Compliance da autarquia, Isadora Teixeira.


Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, a audiência serve para aproximar o segurado da previdência estadual. “A audiência pública é uma ferramenta importante do nosso planejamento anual para apresentar a situação da unidade gestora e promover maior integração com os setores representativos dos segurados”, disse Roberto Moisés.



Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-AL), Luciano Santos, a audiência feita pela Alagoas Previdência anualmente é essencial para o bom andamento da gestão. “A representação dos servidores tem que acompanhar todo esse debate, e a gente pode constatar durante a apresentação do relatório de 2023 que os fundos estão sendo bem geridos, por meio de uma política de transparência e de responsabilidade por se tratar do futuro dos servidores ativos e dos atuais aposentados”, disse Luciano, agradecendo o convite.


A professora estadual aposentada e diretora da CUT-AL, Lenilda Lima, destacou a importância da audiência. “Precisamos acompanhar, existem muitas dúvidas ainda com relação às mudanças da legislação, e devemos conhecer o que tem de novo e acompanhar a prestação de contas da gestão previdenciária”, relatou Lenilda.




Além da CUT-AL, estavam presentes representantes do Sindicato dos Servidores do Detran do Estado de Alagoas (Sinsdal); do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), do Sindicato do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar da Rede Estadual de Educação (SAE) e do Sindicato dos Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Alagoas (Sintuneal).