01/12/2023 17:11 | TurismoMeio Ambiente

Praia do Patacho realiza hasteamento da Bandeira Azul pelo terceiro ano consecutivo

Conquista do selo é resultado do trabalho em conjunto do município com o Governo de Alagoas

Larissa Santos / Ascom Setur

O município de Porto de Pedras realizou nesta quinta-feira (30) o hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Patacho. A praia recebeu a renovação do título internacional de sustentabilidade 2023/2024 pela terceira vez consecutiva, eleita pelo Instituto Ambientes em Rede. A conquista do selo é resultado do trabalho em conjunto do município com o Governo de Alagoas, que fomenta o turismo sustentável nas regiões turísticas.

A Bandeira Azul é a maior premiação global que se dedica à gestão de praias, marinas e embarcações turísticas. O selo tem como objetivo a conscientização da sociedade e dos gestores responsáveis sobre a necessidade de proteger os ambientes marinhos. Além de incentivar a iniciativa de ações, que identifiquem e apontem soluções para as principais dificuldades na proteção ambiental das regiões.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, a solenidade de hasteamento é o marco de todo um trabalho voltado para a sustentabilidade, que vem sendo desenvolvido na cidade, e do comprometimento dos gestores da região. “O Programa Bandeira Azul destaca uma das nossas mais belas praias como um destino sustentável, que se preocupa com o meio ambiente e busca proporcionar a melhor experiência aos nossos turistas. Conquistar e manter o título internacional na Praia do Patacho reitera o nosso compromisso com o turismo sustentável no estado”, concluiu a secretária.

Já segundo o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, o apoio do Governo de Alagoas foi fundamental para a conquista da Bandeira Azul, que representa muito para a cidade, para o turismo e o fomento à economia do município. “Conseguimos o que mais almejamos, a conscientização do nosso povo com a nossa maior riqueza, as praias de Porto de Pedras, que precisam ser conservadas. Fico imensamente feliz em ver o comprometimento da população em preservar o meio ambiente”, concluiu o prefeito.

A premiação é realizada anualmente, sendo necessário para isso, que as praias eleitas passem novamente pelo processo de comprovação do cumprimento aos critérios. Para a permanência no programa é fundamental que as orientações sejam atendidas sempre que a Bandeira estiver hasteada. A implementação do programa na cidade é feita através da participação do município, comunidade local, iniciativa privada, ONGs, instituições locais e demais associações.

A secretária municipal de Turismo de Porto de Pedras, Zélia Cavalcante, ressaltou todo o esforço realizado para a conquista e renovação do título, adotando as metodologias, implantando os critérios e contando com o apoio de toda a rede envolvida. “Estamos pelo terceiro ano consecutivo hasteando a Bandeira Azul, que tanto nos orgulha, pois sabemos que ela é um grande ativo para o turismo do estado de Alagoas”, finalizou Zélia.

Durante o evento, estiveram presentes os representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), da Prefeitura de Porto de Pedras, da Secretaria Municipal de Turismo de Porto de Pedras, da Secretaria de Meio Ambiente de Porto de Pedras, da Coordenação Nacional do Bandeira Azul, empresários e comunidade local.