15/12/2023 10:06 | SegurançaCidadania

Polícia Militar realiza formatura do projeto Pelotão Mirim 2023

Iniciativa é uma parceria do 3º Batalhão com escolas da rede pública do Agreste de Alagoas

83 crianças concluíram suas participações no projeto Pelotão Mirim

Cortesia

Ascom PMAL

Após 8 meses de convivência e troca de experiências, 83 crianças concluíram, na noite desta quinta (14), suas participações no projeto Pelotão Mirim. A solenidade aconteceu no ginásio do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral, em Arapiraca, e reuniu familiares, amigos e parceiros do projeto, que está na sua 12ª edição.

O evento foi presidido pelo subcomandante-geral, coronel Paulo Amorim, e contou com a participação de autoridades civis e militares, entre elas o prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira, e os secretários de Educação das cidades de Arapiraca (Eliete Rocha), Limoeiro de Anadia (Antônio Martins), Craíbas (Andrea Madeiro) e Feira Grande (Patrícia Medeiros). A solenidade também foi prestigiada pelas diretoras dos colégios participantes da iniciativa.

A formatura teve início com a chegada dos alunos ao som do Hino da PMAL. Em seguida, o pelotão mirim foi apresentado ao tenente-coronel Evandro Guimarães, comandante do 3º BPM, local onde fica a sede do projeto. O evento continuou com as apresentações artísticas dos pequenos, que homenagearam as quatro cidades apoiadoras do projeto, além de realizarem uma demonstração sobre Ordem Unida.

Em outro momento especial, os pequenos interpretaram a canção “Pintor do Mundo” na Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa foi uma parceria do professor Daniel com o Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez.

A formatura seguiu com a entrega dos certificados aos alunos que mais se destacaram, além de uma homenagem aos professores e gestores responsáveis por viabilizar o projeto. Após os discursos, o pelotão de formandos realizou o último fora de forma, finalizando a edição 2023 do Pelotão Mirim.

Aproximação e conhecimento

O projeto Pelotão Mirim é uma iniciativa do 3º Batalhão em parceria com as prefeituras municipais de Arapiraca, Feira Grande, Craíbas e Limoeiro de Anadia, e tem como objetivo atender crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 13 anos, provenientes de famílias de baixa renda, integrando-as no contexto social comunitário, ajudando a torná-las futuros cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres.

As crianças, fardadas, aprendem lições sobre comportamentos saudáveis, noções de segurança, higiene e saúde, relações interpessoais, prevenção de incêndio, prevenção e resistência às drogas, prevenção ao assédio de gangues, aulas de educação física, libras, reforço escolar, ordem unida, cidadania, ética e civismo, trânsito, meio ambiente, além de participações em eventos. O pelotão mirim teve início no dia 05 de abril de 2010 e já formou mais de 900 crianças.