19/01/2024 08:13 | Segurança

Polícia Militar forma nova turma de Habilitação de Oficiais

43 militares acabam de completar mais uma etapa na carreira estando aptos ao oficialato


43 subtenentes da Polícia Militar de Alagoas concluíram o Curso de Habilitação de Oficiais da Administração e Especialistas 2023, Turma A


Fernanda Alves/Ascom PMAL

Mais um passo. Mais uma conquista. Mais uma etapa na vida daqueles que se dedicam a servir e proteger a sociedade há décadas. 43 subtenentes da Polícia Militar de Alagoas acabam de concluir o Curso de Habilitação de Oficiais da Administração e Especialistas 2023, Turma A.

 

A jornada conduzida pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello iniciou em fevereiro de 2023 e chegou ao fim na noite de quinta-feira (18). A solenidade de formatura ocorreu no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão (antigo Ginásio do Sesi), no Trapiche da Barra, em Maceió, e foi presidida pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim.   



 

Esses homens e mulheres ingressaram na corporação ao longo da década de 1990, foram alunos do Curso de Habilitação de Oficiais ao longo de quase um ano e agora estão preparados para se tornarem os futuros componentes do Quadro de Oficiais da Administração da PM, agora devidamente habilitados para ascender na hierarquia. O primeiro colocado, com a maior média entre os concluintes, foi o subtenente Gilvan Gonçalves dos Santos, seguido do subtenente Adriano José do Bonfim. O subtenente Carlos Roberto da Silva foi o terceiro colocado, seguindo-se os demais.

 

Cumprindo o rito, ao som da Banda de Música da PM, foram prestadas as devidas honras e continência aos veteranos presentes na solenidade, em especial, ao sargento da reserva remunerada Antônio Dionízio Luciano. Depois, seguiram-se as falas institucionais, homenagens e os demais atos da cerimônia, entre eles, o momento simbólico da entrega da espada, que é o símbolo do oficialato – marcado por abraços emocionados e a participação dos familiares e autoridades presentes. 

 

“Quando os senhores ingressaram no curso eu era comandante da Academia e agora, subcomandante-geral, portanto é uma honra vivenciar este momento. Desejei boas-vindas e agora desejo sucesso a cada um dos senhores, que venceram os desafios e hoje estão aqui comemorando. Parabéns, formandos. Nosso comandante sempre acreditou e aposta no ensino e é por isso que a PM vive um momento inédito, todos os subtenentes da ativa foram convocados para o Curso de Habilitação de Oficiais. Esta é a primeira, mas ainda há outras três turmas que se formarão até o final do ano”, destacou o coronel Neyvaldo, anunciando que a proposta de promoção de 39 dos senhores já está encaminhada.




“Os senhores agora serão membros muito bem-vindos ao oficialato, mas com a vasta experiência de uma longa história como praça, com muito estudo e sacrifício”, disse o comandante da APMSAM, tenente-coronel Mário Xavier. Se referindo aos símbolos utilizados na farda para identificar postos e graduações, o oficial superior completou: “Nasce uma estrela que deve brilhar com o devido esforço e perseverança dos senhores. Parabéns formandos da Turma A, 2023”, finalizou o tenente-coronel Xavier.

 

Escolhido como orador da turma, o subtenente Rômulo Gonçalves iniciou sua fala agradecendo a Deus em primeiro lugar, a quem chamou de “nosso comandante maior” e a todo corpo técnico de praças e oficiais da unidade de ensino, bem como ao seu comando e ao Comando Geral da Corporação. “Hoje estamos aqui consolidando a vitória da nossa Turma A. Nós, 43 guerreiros que estamos aqui, cremos, lutamos e por mais difícil que tenha sido, vencemos e estamos vivendo esse honroso momento”, destacou o formando, agradecendo também à família pelo apoio contínuo e diário.

 

Antes da formatura propriamente dita, foi celebrado um culto ecumênico no Auditório da APMSAM. O comandante-geral, coronel Paulo Amorim, encontrava-se em reunião no Palácio República dos Palmares junto ao governador do estado Paulo Dantas e do secretário de Segurança (SSP), Flávio Saraiva.

 

Entre as autoridades militares presentes estiveram o coronel Wilson da Silva, comandante de Policiamento do Agreste; o coronel Clayton do Nascimento, corregedor-geral da PM, e o subcomandante da APMSAM, major Jefferson Canuto. Lideranças de associações militares também prestigiaram o evento.