20/04/2023 10:04 | Segurança

Polícia Militar detém grupo com quatro armas de fogo e drogas em Arapiraca

Foram apreendidas duas submetralhadoras, mais duas armas de fogo, além de munições e entorpecentes


Material apreendido com grupo criminoso pela ação do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Arapiraca

Ascom PMAL


Fernanda Alves

A Polícia Militar desarticulou um grupo criminoso e apreendeu quatro armas de fogo, munições e drogas. O trabalho foi das guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

 

O flagrante resultou em autuação por porte ilegal de arma de fogo; tráfico de drogas e associação criminosa e se deu por volta de meio-dia da quarta-feira (19), na Rua Domingos Evangelista, bairro Manoel Teles, município de Arapiraca.

 

Na ação foram presas duas mulheres com 18 e 19 anos de idade; três envolvidos do sexo masculino com 20, 23 e 30 anos de idade. Um quarto integrante, menor, do sexo masculino, com 17 anos, foi apreendido.

O saldo de apreensões foram duas submetralhadoras (sendo uma calibre 40 e outra 9mm); uma pistola calibre 6.35mm, um revólver calibre 38, carregadores, 58 munições de calibres diversos, 206 gramas de maconha e 18 gramas de crack, duas balanças de precisões, três balaclavas (touca tipo ninja), além de pinos vazios e outros materiais para acondicionamento das drogas e quatro aparelhos telefônicos.

 

O flagrante

As equipes Pelopes 01 e 02 e a equipe do Programa Força-Tarefa (Pelopes) estavam em patrulhamento quando foram acionadas por populares. A informação é que havia indivíduos suspeitos na localidade apontada, circulando com mochilas e volume de arma de fogo na cintura.

 

Na chegada ao ponto indicado, as equipes se dividiram para realizar a abordagem em duas frentes: parte do efetivo foi pelo início e outro pelo final da rua. Os agentes perceberam indivíduos tentando se evadir ao notar a aproximação policial.

 

Foi feito o acompanhamento até a chegada a uma casa abandonada, cuja porta havia sido derrubada pelos suspeitos. O grupo tentou foragir pelos fundos do imóvel, mas foram contidos pela guarnição Pelopes 02.

 

Um dos envolvidos tentou se desfazer de um revólver, mas foi localizado portando munições calibre 38. A arma também foi encontrada. Parte dos demais itens estava escondida em uma bolsa e outra mochila guardava mais drogas e a pistola.

 

Diante da constatação dos ilícitos e do perigo de fuga – e com o intuito de preservar a integridade dos envolvidos, da guarnição e de terceiros – foi necessário o emprego de algemas.

 

Os autores foram conduzidos à Central de Polícia de Arapiraca e autuados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação criminosa. O material apreendido também foi levado à delegacia de Polícia Civil.