04/04/2024 16:03 | Segurança

Polícia Civil prende acusado do feminicídio de Mônica Gomes Cavalcante Alves

Crime ocorreu em São José da Tapera, e ex-marido da vítima estava escondido na Bolívia, e encontrado após uma ação conjunta envolvendo PC, PRF e ABIN

Ascom Polícia Civil

A Polícia Civil de Alagoas, por meio do trabalho integrado entre a Diretoria de Inteligência Policial de Alagoas (Dinpol) e sob o comando do delegado Thales Araújo, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Inteligência  Polícia Rodoviária Federal, localizou e prendeu na Bolívia, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, Leandro Pinheiro de Barros. Ele é acusado pelo assassinato da ex-mulher, Mônica Cristina Gomes Cavalcante Alves, 26 anos. O crime ocorreu em 18 de junho de 2023, em São José da Tapera.

Ele estava foragido desde o crime. As investigações apontaram que na madrugada ele assassinou a própria esposa após uma discussão durante um evento festivo na cidade. O crime causou comoção devido ao fato de que antes de ser morta, Monica gravou um vídeo no celular, relatando os abusos que sofria há tempos e que estava sendo perseguida naquele momento pelo ex-marido. Mônica termina o vídeo predizendo o seu destino, que se ela morresse, o autor seria seu então o ex-marido e pai de suas duas crianças.

Após o crime, Leandro iniciou um plano de fuga que o levou a buscar refúgio na cidade boliviana, onde já mantinha um relacionamento amoroso com uma estudante de medicina. "Todo o trabalho foi desempenhado de forma muito técnica, com acompanhamento de dias. A operação foi executada de forma que ele não tivesse possibilidade de fuga ou reação. Pode-se dizer que foi tranquilo. Ele confessou o crime, disse que estava bêbado na noite. É a versão dele. O interrogatório será realizado em Alagoas assim que ele chegar e for apresentado à Justiça", acrescentou o delegado.A operação de localização e captura o acusado foi um trabalho em conjunto da Diretoria de Inteligência Policial de Alagoas (DINPOL), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Centro Regional de Inteligência Antinarcóticos da Polícia Nacional da Bolívia.

O Inquérito Policial que investigou o crime foi conduzido por uma comissão especialmente designada pelo Delegado Geral de Polícia Civil, Gustavo Xavier, composta pelos Delegados Diego Nunes, titular do 38º DP - São José da Tapera, Thales Araújo - Dinpol e Igor Diego Vilela - Dracco.