29/08/2023 16:08 | Segurança

PM participa de celebração da Páscoa dos Militares

Celebração ocorre em um período diferente do tradicional devido à 2ª Guerra Mundial


A celebração eucarística foi feita pelo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira.

Igor Lessa / Ascom PMAL


Ascom / PMAL

A Polícia Militar de Alagoas participou nesta terça-feira (29) da celebração alusiva à Páscoa dos Militares, realizada na Catedral Metropolitana de Maceió. A Corporação foi representada pelo subcomandante de unidades operacionais da capital, chefes de seções e diretorias administrativa, além de dois pelotões do Curso de Formação de Praças 2023. 

 

A Páscoa dos Militares é comemorada desde 1945. A celebração ocorre em um período diferente do tradicional porque, naquele ano, o retorno dos militares que lutaram na 2ª Guerra Mundial aconteceu após o período de Páscoa. Isso levou as Forças Armadas a celebrarem uma missa na Praça XV, no Rio de Janeiro, em alusão ao período pascoal.

 

Desde então, uma data diferente foi estabelecida para a comemoração da festa religiosa, a fim de conciliar as comemorações com a rotina de escalas e serviços, que muitas vezes coincidem com o período Pascoal original.

 



A solenidade teve início com uma sequência de protocolos militares, como a entrada do pavilhão nacional e a execução do hino brasileiro. Além disso, a celebração contou com a entrada simbólica da imagem da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A representação da Santa foi conduzida por militares femininas. A celebração eucarística foi feita pelo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira.