26/01/2024 16:09 | Gestão e Finanças

Planejamento Estratégico da Secretaria da Fazenda é apresentado durante 16º Fórum Fazendário

Desafios foram traçados pelos servidores do órgão focando em resultados para os anos de 2024 a 2028


O evento ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Matheus Guilherme / Ascom Sefaz


Tatyane Barbosa / Ascom Sefaz

Gestores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) apresentaram o Planejamento Estratégico do órgão para todos os servidores nesta sexta-feira (26), durante o 16º Fórum Fazendário. O objetivo foi expor os métodos a serem utilizados para conquistar bons resultados para os próximos cinco anos (2024-2028). O evento ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

 

A equipe teve a missão de explanar as medidas aplicáveis que vão facilitar o dia a dia de trabalho dos servidores. Além disso, elas visam aprimorar ainda mais o atendimento ao contribuinte e agilizar os serviços prestados ao cidadão alagoano.

 

A metodologia empregada na construção desse planejamento baseia-se em quatro grandes etapas: Análise; Formulação da Estratégia; Desdobramento; e Gestão. A ideia é abranger o entendimento do ambiente no qual o órgão está inserido, atuando no conjunto de ações que materializam a Estratégia no dia a dia das unidades e monitoramento sistemático da estratégia, para garantir o alcance das metas estabelecidas.

 



De acordo com a secretária da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, o Planejamento Estratégico ajudou a definir uma direção para o órgão e, por isso, foi elaborado de forma participativa, retratando os reais anseios dos servidores levando em consideração os pleitos da sociedade alagoana.

 

“A prioridade nos resultados é o ponto-chave para o planejamento estratégico, principalmente quando pensamos que as nossas áreas são transversais. Muitas vezes, uma ação da Receita desdobra no setor de Tecnologia da Informação, que depois desdobra na Contabilidade (Tesouro), que depois desdobra na Gestão Interna. É necessário monitorar os grandes projetos, elencando os pontos prioritários. Então, é olhar para dentro, priorizar, desdobrar e acompanhar”, frisa Renata.

 

Na área do Tesouro, há o intuito de avançar na transformação digital, buscando ser referência em excelência operacional, promovendo o equilíbrio das contas públicas e incentivando a estruturação dos investimentos públicos, com foco na sustentabilidade.

 



“Há preocupação com a sustentabilidade em tudo que temos feito. Nós buscamos monitorar as contas públicas em razão do seu equilíbrio, visando empregar bem os recursos arrecadados pelo Estado. O objetivo é distribuir da melhor forma. Não somos os entes finalísticos, mas entregamos os recursos para educação, saúde, segurança e demais áreas sociais que o Estado tem competência para que façam a melhor gestão. Por isso, é necessário monitorar e acompanhar tudo para que seja bem empregado”, ressalta a secretária do Tesouro Estadual, Monique Assis.

 

Quanto a Receita, pretende-se realizar o monitoramento fiscal de forma a fomentar a gestão de risco e de conformidade, além da autorregularização; aumentar a arrecadação tributária por meio da promoção da adimplência das obrigações dos contribuintes; e aprimorar a relação fisco-contribuinte de forma moderna e inclusiva.

 



“Aprimorar o monitoramento fiscal, que acreditamos ser o que há de mais moderno em administração tributária mundial. Isso é o que traz resultado e conformidade à relação fiscal, contribuindo e incentivando a conformidade e a autorregularização. É nessa hora que o fiscal oferece ao contribuinte, ao cidadão, a possibilidade de se autorregularizar. Atuamos possibilitando a maior adimplência dos contribuintes, sanando as dúvidas frequentes quanto as suas obrigações”, enfatiza o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

 

A Gestão Interna objetiva fortalecer as capacidades de gestão de conhecimento, competências e qualificação, além de promover a excelência operacional por meio de inovação e modernização.

 



“Nós trabalhamos com pessoas. Independente da área que atuamos, precisamos estar unidos para atingir o propósito que queremos em cada área. Uma área precisa da outra. Por isso, pensamos nos nossos objetivos com base numa pesquisa de clima organizacional que fizemos. Nossa meta é aprimorar o desenvolvimento e a qualidade de vida dos colaboradores fazendários. A participação em ações internas conta bastante para isso”, pontua a secretária executiva de Gestão Interna, Paloma Tojal.

 



Vale frisar que a proposta geral é que todo trabalho desenvolvido pelos servidores fazendários impulsione mudanças positivas e o crescimento sustentável da Sefaz-AL. Ainda durante a apresentação do planejamento estratégico, a Tecnologia da Informação da Sefaz-AL mostrou que visa disponibilizar soluções tecnológicas que aprimorem e ampliem a atuação do órgão junto à sociedade e ao governo.  


“A ideia é utilizarmos soluções tecnológicas que aproximem a sociedade do governo alagoano. Nossa missão é voltada justamente para aprimorar sistemas e desenvolver novas tecnologias visando maior inovação que traga facilidades na prestação de serviços à população. A integração de todos é muito importante nisso. Somos [colaboradores fazendários] parceiros estratégicos desse processo”, menciona o superintendente de Tecnologia da Informação, Marcelo Malta.