11/12/2023 15:46 | Tecnologia e InovaçãoEducação

Pesquisadores do ensino médio apoiados pelo Estado participam do Trakto Show

Com apoio do Governo de Alagoas, alunos e professores vão mostrar as ideias inovadoras executadas na rede pública


Evento vai conhecer algumas das melhores inciativas do Programa de Iniciação Científica Júnior

João Monteiro / Ascom Fapeal e Trakto Show


Naísia Xavier / Ascom Fapeal

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) se uniram ao Trakto Show para destacar algumas das melhores inciativas do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.). No sábado (16), na Arena Principal, três projetos e três professores serão premiados, a partir das 17h.

 

Na categoria “Boas Ideias Não Têm Idade”, os indicados são: “Introdução à computação quântica no Ensino Médio: para a alfabetização científica e tecnológica”, orientado pelo professor Anderson Buarque, na Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva, em Maceió; “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”, orientado pelo professor Felipe de Andrade, na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, em Maceió; e “O uso de garrafas pet recicladas como matéria prima para impressora 3D na impressão de kits de robótica”, orientado pelo professor Marcones Silva, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, em Arapiraca.

 



A categoria “Professor de Impacto” destaca as professoras Gabriela Veiga, da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, realocada do Cepa para o município de Marechal Deodoro, que orienta o projeto “Risco de contaminação de alimentos comercializados em bancas de cocadeiras, segundo conhecimentos, atitudes e práticas autorreferidas de manipuladores de alimentos”; Jocimara Reis, orientadora do projeto “Olimpíadas como oportunidade de intervenção social”, na Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos em Maceió; e Luana Tavares, orientadora do projeto “Retalhos da vida: captação de histórias de vida de artistas e mestres da cultura alagoana como forma de preservação de Memórias”, na escola Estadual Rocha Cavalcanti , em União dos Palmares.


Cada um dos projetos tem 10 alunos que recebem bolsa de iniciação científica do Governo de Alagoas, e todos são abertos a outros estudantes que queiram atuar como voluntários.

 

A Trakto concedeu 100 acessos de visitante para professores e estudantes bolsistas e colaboradores do Pibic Jr em escolas estaduais da rede pública para o evento onde transitam grandes nomes do empreendedorismo e inovação de todo o Brasil e de Alagoas.

 

A professora Ábia Marpin, doutora em Sociologia e colaboradora da Fapeal responsável pelo acompanhamento de projetos de iniciação científica da fundação, explica que os projetos já têm cinco meses de execução. “Apesar do pouco tempo, já temos bastante resultados consolidados: já temos projetos com protótipos, já temos resultados a serem exibidos que, pelo jeito, já têm chamado atenção dos especialistas na área, a gente já ganhou outros prêmios em eventos de inovação”, comenta a gestora.


Saiba mais 

 

O programa “Mais Ciência, Mais Futuro” é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secti e da Fapeal. Lançado em abril de 2023, prevê investimentos de R$ 200 milhões em CT&I e educação, até 2026.

 

O edital Pibic Jr. foi um dos primeiros investimentos a partir do aporte inicial de R$ 33 milhões, previsto para 2023, que engloba, também, outras formas de financiamento a projetos científicos, bolsas de pesquisa, infraestrutura para as universidades e equipamentos de laboratório. ­­­