21/07/2023 07:47 | InstitucionalDesenvolvimento EconômicoDesenvolvimento Social

Paulo Dantas reúne secretariado e firma parceria com Fiea, Ufal e Sebrae para ampliar ações em Alagoas com Programa Renascença

Governador propôs ainda a criação de um grupo de interlocução para facilitar aplicação da iniciativa em Alagoas



Marcelo Alves

O governador Paulo Dantas firmou o compromisso de desenvolver as propostas de ações setoriais do Programa Renascença, elaborado pela Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea), com apoio com o Sebrae e com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A parceria de cooperação foi firmada após apresentação do projeto que contou com a participação de representantes da Fiea, do professor Reynaldo Rubem e do secretariado estadual. A maioria das iniciativas faz parte do plano de gestão do governo estadual e já estão sendo desenvolvidas. 


Além de disponibilizar todo o secretariado para aplicação do Renascer, Paulo sugeriu ainda a criação de um grupo de interlocução para aprimorar o desenvolvimento das ações, no qual deverá contar com integrantes do Fiea, Sebrae, Ufal e do Governo Estado, que será representado pela coordenadora-geral de Governança, Poliana Santana.


"Vamos estabelecer um cronograma de reuniões para que cada secretário saiba quanto tempo ele vai entregar o resultado, se tem condição de entregar o resultado, bem como o que é que ele precisa para aplicar as ações. Eu acho que dessa maneira, com a participação da Poliana Santana (Governança), que tem muita experiência em governança, vai nos dar um subsídio extraordinário para juntos tirarmos esse trabalho do papel”, disse.


Paulo também ressaltou que das 339 ações que há no programa, 105 integram o plano de Governo do Estado, lançado em 2022, sendo que 102 já estão em desenvolvimento em todo o território alagoano. 


Para o presidente da Fiea, Carlos Lyra, a presença do secretariado estadual reflete a união na gestão de Paulo. “Agradeço ao governador que comprou a ideia de conhecer o Programa Renascença e teve a iniciativa de trazer todos os secretários. Isso nos dá a impressão de que há união no Governo de Alagoas. Além disso, esse encontro mostra a união do setor produtivo com o governo”, destacou. 


Já o vice-presidente da FIEA, José Nogueira, disse que o encontro demonstra a sensibilidade e a preocupação de Paulo com o desenvolvimento do Estado. “Se fosse outro governador, já teria engavetado o programa, mas Paulo fez questão de reunir todo o secretariado para discutir a proposta”, ressaltou.

ETAPAS

Durante a apresentação, o professor universitário Reynaldo Rubem explicou que o Renascença visa ao desenvolvimento estadual através de ações de curto, médio e longos prazos, permitindo uma continuidade que ultrapassa os mandatos governamentais. 


“O Programa Renascença oferece um modelo de desenvolvimento baseado na escuta dos atores que compõem os setores priorizados, considerando a governança institucional, da identidade territorial e a infraestrutura como vetores que dão direcionamento para a construção de espaços setoriais sistematicamente competitivos”, disse Reynaldo Rubem, que ressaltou que as ações são desenvolvidas em cinco pilares: turismo, construção, químico-plástico, biotecnologia e energias renováveis.

O secretário de Comunicação do Estado, Joaldo Cavalcante, ressaltou que após sofrer uma crise econômica, que resultou no trágico levante de 17 de julho de 1997, Alagoas conseguiu reequilibrar as contas e atualmente é destaque na imprensa nacional como o primeiro estado da região Nordeste em solidez fiscal e o terceiro no país. Além disso, Joaldo Cavalcante, disse que o Programa Renascença surge para somar às ações que o Governo do Estado desenvolve nos municípios alagoanos. 


“Esse conjunto de propostas, que o setor produtivo entrega e traz ao setor público nesse momento, vem fortalecer o que vem sendo feito na construção participativa do Plano Plurianual, algo que está sendo feito muito de forma democrática, com a presença das autoridades do estado, do governador indo pessoalmente e ouvindo a municipalidade. Vale ressaltar que o governador tem esse o seu espírito municipalista”, destacou.