28/02/2024 10:14 | Governo de Alagoas

Paulo Dantas recebe Henrique Paim e debate sobre cooperação e governança educacional

Encontro serviu ainda para discutir aprimoramento e ampliação de ações na área da educação


Paulo Dantas destacou a importância da transversalidade entre as secretarias para obter resultados em diversas áreas sociais

Thiago Sampaio - Agência Alagoas


Marcelo Alves

O governador Paulo Dantas recebeu o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Educação, Henrique Paim Fernandes, no Palácio República dos Palmares, na terça-feira (27) à noite. Durante o encontro, foi discutida formas de cooperação e modelo de governança educacional para ampliar ainda mais programas e ações voltadas ao ensino e à aprendizagem, com reflexos positivos na sociedade.

Ao abordar o atual contexto educacional em Alagoas, Paulo elencou uma série de programas exitosos na área educacional desenvolvidas pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Entre os exemplos, o governador citou o Cartão Escola 10 que serviu de modelo para o Governo Federal também implantar um programa de transferência de renda para os estudantes do ensino médio, chamado “Pé de Meia”.

Além disso, o governador destacou a importância da transversalidade entre as secretarias de governo que tem contribuído para obtenção de resultados eficazes nas diversas áreas sociais. Diante desse cenário de cooperação entre os órgãos do governo, Paulo ressalta também o apoio e parceria com a FGV para ampliar ainda mais as ações e programas na educação. 




Henrique Paim, que também consultor em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, destacou as ações bem-sucedidas que estão sendo desenvolvidas e aplicadas pelo Governo de Alagoas. O ex-ministro se colocou à disposição para atuar e contribuir em consonância com o Estado.

O diretor da FGV fez ainda uma análise dos desafios e perspectivas para a área da educação. Henrique Paim ressaltou também que conquistas de resultados eficazes são reflexos da aplicação de um modelo de governança pautado em análise, planejamento, definição de metas e avaliação.

Estiveram presentes, os secretários de Estado Vitor Pereira (do Governo), Renata dos Santos (da Fazenda), Wendel Palhares (executivo da Comunicação) e representantes da Seduc. Participaram ainda, o professor Romeu Caputo (Diretor-adjunto no Centro de Desenvolvimento Gestão Pública e Políticas Educacionais na FGV), Rodrigo Dindo (Assessor de comunicação FGV/DGPE) e as superintendentes de Negócios Manuelita Brito e Emilio Munaro (Relações Internacionais).