11/07/2023 17:28 | Institucional

Paulo Dantas recebe apoio de ministros para inclusão de Alagoas em MP que destinará recursos a estados atingidos por chuvas

A pedido de Lula, comitiva ministerial realizou visita técnica às cidades afetadas


Comitiva ministerial visita área afetadas pelas chuvas em Alagoas

Edvan Ferreira / Agência Alagoas


Marcelo Alves / Agência Alagoas

Além da ajuda humanitária do Governo Federal, o governador Paulo Dantas recebeu apoio de seis ministros para a inclusão de Alagoas na Medida Provisória que está sendo elaborada e objetiva destinar recursos da União para atender os estados atingidos pelas chuvas. A iniciativa se deu logo após a visita técnica da comitiva ministerial, ocorrida nesta terça-feira (11), a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às cidades afetadas do estado alagoano.

 

Em Murici, após sobrevoos e visitas às cidades afetadas, houve uma ação conjunta entre os ministros Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social), que entraram em contato por telefone com os também ministros Simone Tebet (Planejamento), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), e que contou ainda com a intermediação do senador Renan Calheiros.



 

Na ocasião foi relatada toda a situação encontrada em Alagoas e, diante dos fatos, foi solicitada a inclusão de Alagoas na MP que está sendo criada para destinar recursos para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco, estados que também sofreram com as chuvas. Prontamente, Tebet, Padilha e Costa atenderam ao pedido.

 

Em agradecimento ao trabalho realizado pela comitiva ministerial, Paulo relatou o sentimento de tristeza com toda a situação vivida pelos moradores dos 32 municípios atingidos, mas frisou estar esperançoso na reconstrução das cidades, por ter recebido ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dedicando integral apoio e se solidarizando com os alagoanos.

 

“Meu sentimento é de tristeza, por conta desse desastre natural que afetou o estado, mas, ao mesmo tempo, estou confiante e com esperança, porque a gente está tendo apoio total do Governo Federal, como vemos aqui na presença dos ministros da República, Renan Filho, Waldez Góes e Wellington Dias, e do senador Renan Calheiros, que visitam o nosso estado. E eu tenho certeza que, a partir daí, vamos conversar com o presidente Lula para que ele autorize implementarmos projetos estruturantes que minimizem a situação. Quero agradecer ao presidente Lula, que me telefonou muito preocupado com toda a situação causada pelas chuvas aqui em Alagoas”, disse o governador.

 

O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que as rodovias danificadas, em dois trechos da BR-101, uma no município de Joaquim Gomes e a outra em São Miguel dos Campos, e da BR-316, em Belém, já foram imediatamente recuperadas e liberadas.

 

Segundo ele, a presença da comitiva em Alagoas reafirma o compromisso do Governo Federal com toda a situação dos estados afetados e adiantou que vai solicitar ao presidente a autorização para a implementação de obras estruturantes, a exemplo da construção de barragens e de contenção de enchentes, no novo plano de investimentos.

 

“Estamos aqui, ao lado dos ministros Waldez Góes, Wellington Dias, do governador Paulo Dantas e do senador Renan Calheiros, bem como dos prefeitos, para manifestar a solidariedade do presidente Lula e reafirmar as ações de emergência, bem como destacar que vamos trabalhar integradamente para a realização de ações estruturantes no estado. Esse é um projeto que o presidente iniciou, e eu tenho certeza que vai ser levado adiante”, destacou.

 

Já o ministro Waldez Góes ressaltou que, além de prestar solidariedade aos alagoanos afetados pelas chuvas, a presença da comitiva de ministros tem o objetivo de garantir apoio integral ao Governo de Alagoas, tanto na ajuda humanitária quanto no restabelecimento e reconstrução das cidades e no envio de recursos. Waldez ressaltou ainda que há empenho na solicitação de ações preventivas para implementação de políticas de infraestrutura de contenção de enxurradas no estado.

 

“Há um movimento construído pelo governador Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros e os ministros Renan Filho e Wellington Dias, que visa levar ao presidente Lula, que já retomou toda a política de prevenção, um projeto que foi idealizado para as bacias hidrográficas de Alagoas e Pernambuco, com o objetivo de proteger as encostas. Há cinco previstas para Pernambuco e também mais cinco ou seis que já foram projetadas para Alagoas, visando à construção de uma infraestrutura de contenção de água de enxurradas para prevenção para situações futuras”, disse.

 

Além de ressaltar a orientação do presidente Lula de unir forças para atender as cidades atingidas, Wellington Dias parabenizou a atuação imediata do governador Paulo Dantas em decretar situação de emergência nos 32 municípios de Alagoas, bem como destacou a imediata ajuda humanitária ao estado, prestada pelo Governo Federal.



 

“Além do atendimento emergencial à população de forma integrada entre o Governo Federal, a bancada de Alagoas e as várias áreas ministeriais e do trabalho conjunto entre os municípios e o Governo de Alagoas, há também a preocupação com a reconstrução das cidades, para garantir uma condição de qualidade de vida e de segurança à população, com a realização de obras preventivas”, disse o ministro.

 

Em Murici, os ministros foram até a região onde rio Mundaú transbordou e causou destruição, colocando em risco toda a estrutura da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, uma edificação secular, construída em 1865. A área atingida compreende cerca de 40% do município. A comitiva também esteve na escola municipal Professor Aurino Maciel, onde estão abrigadas famílias que perderam as casas e outras que tiveram que desocupá-las por questão de segurança.

 

Participara também da visita técnica o prefeito de Murici, Olavo Neto; o deputado estadual Remi Calheiros, e várias autoridades políticas.