12/08/2023 15:40 | Educação

Pais da Educação confiam seus filhos à rede estadual

Hans, André, Luciano e Cristiano são servidores da Seduc e têm seus filhos estudando em escolas estaduais


Luciano ao lado da filha Emily

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Eles podem ser tradicionais ou modernos. Dão bronca, mas também são carinhosos. E dão tudo de si para protegerem sua família. Assim são os pais, que buscam sempre ser referência e querem o melhor para seus filhos. Na rede estadual, não é diferente, e muitos servidores confiam também a educação e o futuro de seus filhos às escolas estaduais. Essa é a história de Hans, André, Luciano e Cristiano.


Fortalecendo laços

Hans Roosevelt e André Ferreira são, respectivamente, vigia e auxiliar de serviços diversos da Escola Estadual Pastor José Tavares de Souza, no Conjunto Benedito Bentes I. Ambos matricularam seus filhos Ádriel e Guilherme na instituição por acreditarem na qualidade de ensino. Lá, eles poderiam acompanhar a evolução dos garotos e fortalecer os laços com os adolescentes. Além disso, os filhos mais velhos de ambos também passaram pela mesma escola.


“Para mim, é importante acompanhar a evolução estudantil do meu filho e, como funcionário da escola, confio no trabalho dos meus colegas professores. Eles são super capacitados e me falam muito bem do aprendizado do Ádriel. A cada plantão pedagógico a gente só se surpreende. Como pai, até posso dar algumas coisas ao meu filho que não tive quando criança, mas o que me deixa mais feliz é dar a ele a oportunidade de estudar e investir no seu aprendizado”, afirmou Hans.


Sentimento semelhante ao de André, que também é conselheiro escolar e faz questão de acompanhar todas as ações da escola, como pai e servidor. “Ser pai é uma experiência gratificante, e sou grato a Deus por ter meu filho caçula estudando aqui, pois posso testemunhar sua evolução e, quando voltamos juntos para casa, fortalecemos nossos laços afetivos", revelou André. 


Ele afirmou que como funcionário da rede estadual de ensino, acredita na escola pública e sabe que os jovens têm capacidade de ir muito além. "Também recomendo a todo pai que participe do conselho escolar e aproveite a chance de conhecer e entender como os recursos são aplicados”.


Sempre presente

Conselheiro escolar, Luciano Vieira dos Santos também é porteiro da Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa. Servidor da Educação há 20 anos, ele matriculou a filha Emily Francieli na instituição por entender que, na rede estadual, ela teria a melhor formação para o seu futuro.


“Ser pai é proteger e querer sempre o melhor para seu filho, seja no futuro ou no presente. Conheço a qualidade do ensino da escola e, por isso, não hesitei em matricular a Emily no Moreira, pois sei que aqui ela terá toda a estrutura e apoio para ingressar em uma faculdade. Além disso, posso acompanhar sua evolução porque estou sempre falando com os professores e coordenadores. Também  recomendo que todos participem do conselho escolar, para que outros pais, assim como eu, saibam tudo o que acontece na escola”, reforça Luciano.


Referência

Auxiliar de Serviços Diversos lotado no Gabinete da Seduc, Cristiano Albuquerque também confiou a sua família à rede estadual. O enteado Pedro Wittor e o filho Chrystian Gabriel estão, respectivamente, na Escola Estadual José Oliveira, no Vergel, e no Centro de Educação Especial Wandette Gomes de Castro, no Poço.


“Como servidor, sei do comprometimento daqueles que fazem a Educação estadual. E, como pai, quero para meus filhos uma sociedade melhor, inclusiva e com mais oportunidades. Por isso, confio no trabalho dos profissionais que fazem a Escola José Oliveira e o Centro Wandette”, atestou.


Ele disse que, como pai, busca sempre ser uma referência para Pedro e Chrystian. “Meu pai, João Sales, fez de mim o homem que eu sou hoje. E, por tê-lo como espelho, quero ser uma referência positiva também para o Pedro e o Chrystian, assim como ele é para mim desde a minha infância. Quero que saibam que sempre terão em mim um amigo que nunca os abandonará e que lutará sempre por um mundo melhor para eles”, finalizou.