28/06/2023 10:38 | SegurançaTransporte

Operação Lei Seca completa 11 anos levando conscientização aos condutores de Alagoas

Equipes realizaram mais de 4 mil ações, com mais de 200 mil veículos abordados

Fellipe Yuri / Ascom Detran-AL

João Victor Barroso / Ascom Detran-AL

A Operação Lei Seca completa 11 anos nesta quarta-feira (28). E, para celebrar a data, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) fez a entrega de novos veículos e homenagens às equipes que estão presente nas estradas e rodovias alagoanas, levando conscientização e orientação aos condutores sobre os riscos de dirigir após consumir bebida alcoólica.

O resultado do trabalho de conscientização desenvolvido pelo órgão estadual de trânsito junto aos condutores alagoanos se reflete na redução dos índices de flagrantes e prisões por embriaguez que, somente nos cinco primeiros meses deste ano, recuaram 42%, na comparação com igual período do ano passado. Além disso, as situações de alcoolemia caíram quase 53%.

De janeiro a maio de 2023 foram registradas 21 prisões em flagrante, contra 50 no mesmo período do ano passado. Em mais de uma década de atuação em Alagoas, a Operação Lei Seca realizou 4.101 ações, com 216.242 abordagens de veículos.

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran-AL, o número de condutores flagrados dirigindo após o consumo de álcool tem reduzido no estado. “Esse resultado só está sendo possível graças ao empenho e dedicação dos guerreiros da Lei Seca, que sempre buscam condutores mais conscientes e um trânsito cada vez mais seguro para todos. Nossa gestão tem dado um foco maior na conscientização, atuando de forma ainda mais educativa. É esse trabalho que está fazendo os alagoanos mudarem de atitude”, afirmou Marco Fireman ao parabenizar todos os servidores que fazem parte da Lei Seca em Alagoas.

Marco Fireman, diretor-presidente do Detran-AL

O tenente coronel Eduardo Alex, gerente de planejamento, fiscalização e controle de trânsito do Detran-AL, os resultados das ações são possíveis graças a parceria com a Polícia Militar de Alagoas e demais órgãos de trânsito. “São milhares de vidas salvas nas estradas e rodovias durante os 11 anos de atuação da Lei Seca no estado. Os esforços são conjuntos entre o Detran-AL e as parcerias com os demais órgãos de trânsito como a Polícia Rodoviária Federal, o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar, e as superintendências municipais de trânsito”, ressaltou o gerente.

Em busca de melhorar as condições de trabalho dos servidores que atuam na Operação Lei Seca, a gestão do Detran-AL realizou a entrega de duas novas viaturas que irá reforçar a frota de veículos para as ações em todo o estado de Alagoas.

Tenente coronel Eduardo Alex, gerente de planejamento, fiscalização e controle de trânsito do Detran-AL

Homenagem aos servidores

A Operação Lei Seca é composta por servidores militares e civis, e todos foram homenageados pelos serviços prestados nos 11 anos de ações em Alagoas. Além da homenagem pelo aniversário da Lei Seca, os servidores destaques do mês de junho também receberam um certificado.

Sérgio Oliveira, chefe de planejamento da fiscalização do Detran-AL

Um dos homenageados do dia, foi Sérgio Oliveira, chefe de planejamento da fiscalização do Detran-AL. “Temos muito orgulho dos resultados que conquistamos durante esses anos. A Lei Seca cresceu, avançou, salvamos muitas vidas e por isso conseguimos o apoio da população. Nosso atual diretor-presidente, Marco Fireman, nos deu a missão de salvar vidas, passando a ser o foco principal, afinal, nada é mais importante do que preservar vidas em nossas vias, e somos parte dessa solução”, destacou Sérgio Oliveira.