07/09/2023 15:38 | SegurançaInstitucional

Operação Lei Seca participa do desfile de 7 de Setembro conscientizando sobre segurança no trânsito

São 11 anos de atuação com mais de quatro mil ações em Alagoas

Operação Lei Seca marca presença no desfile cívico-militar de Sete de Setembro

Leandro Santos / Ascom Detran

Kamylla Lima / Ascom Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) marcou presença no desfile cívico-militar de 7 de Setembro com equipes da Operação Lei Seca. A tropa levou para o evento uma amostra do trabalho que é realizado no dia a dia, conscientizando a população sobre a segurança no trânsito nas estradas e rodovias. A celebração dos 201 anos da Independência do Brasil percorreu as avenidas Assis Chateaubriand e da Paz, no bairro histórico de Jaraguá.

Os policiais militares, integrantes da Lei Seca, desfilaram nas novas viaturas, entregues no mês de junho, deste ano. Em 2023, o diferencial foi a presença de crianças no desfile da Lei Seca. Os pequenos estavam fardados e sentados em cadeirinhas, ressaltando a importância da educação no trânsito desde a infância, para formar bons condutores no futuro.

Amanda Rocha de Mello Santos, soldada da Polícia Militar do Estado de Alagoas (PM/AL) e integrante da Lei Seca, levou o filho Arthur Gabriel, de oito anos, para desfilar junto à tropa. “Ele quer ser militar, então é uma alegria e um orgulho, principalmente, porque ele sempre se interessa pelas questões de trânsito quando estamos na rua”, afirmou. O pequeno disse que ficou feliz com a experiência. “Foi muito legal participar do desfile. Fiquei com mais vontade de ser policial para dar orgulho ao meu pai e a minha mãe”.

De acordo com o tenente-coronel da PM/AL Eduardo Alex, gerente de Planejamento, Fiscalização e Controle de Trânsito do Detran, educar as crianças é a base para conscientizar os adultos a não dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. “Devemos criar uma cultura de boas práticas no trânsito desde a infância, e a Lei Seca tem buscado criar essa cultura de multiplicadores para preservar vidas e alertar sobre os perigos da mistura de álcool e direção”, explicou.

A Operação Lei Seca atua há 11 anos em Alagoas e já realizou, até o primeiro semestre desse ano, 4.101 ações, com as equipes fazendo 216.242 abordagens de veículos, levando orientação e conscientização à população sobre os riscos de beber e dirigir. O trabalho educativo da Lei Seca vem trazendo efeitos positivos no trânsito no estado. Quando comparado com o primeiro semestre do ano passado, as prisões em flagrante tiveram uma queda de 42%, e houve uma redução de quase 53% nas situações de alcoolemia, neste ano de 2023.

Para Marco Fireman, diretor presidente do Detran, a participação da Lei Seca reforça a importância da iniciativa para a sociedade, sempre unindo a fiscalização com as ações de educação e conscientização. “Estamos investindo em melhorias na Operação Lei Seca, como a aquisição de novas viaturas e uniformes, dando melhores condições de trabalho aos servidores, quem têm feito ações de maneira incansável, e que vem mostrando resultados com a redução do número de acidentes. Milhares de vidas são salvas todos os anos, porque temos a fiscalização, aliada à educação da população e dos condutores sobre as atitudes adequadas a serem adotadas para não colocar em risco a própria vida e a de terceiros, principalmente em relação à alcoolemia”, afirmou.

Para Cícero Duarte, de 63 anos, o trabalho da Lei Seca é fundamental para mostrar aos condutores que bebida e direção não devem caminhar juntas. “Muita gente teve a vida salva por causa dessa iniciativa. O trabalho deles não pode parar, porque o trânsito ainda é perigoso e as pessoas precisam ser alertadas sobre os risco e as consequências das suas decisões no trânsito. A Operação Lei Seca foi um dos melhores projetos implantados em Alagoas”, destacou o vendedor.

As ações da Operação Lei Seca acontecem em todo o estado em parceria com a Polícia Militar do Estado de Alagoas.