02/02/2024 15:26 | Saúde

Nutricionista do HGE dá dicas para o uso de caixas térmicas durante o período festivo

Ideal é separar uma caixa para os gelados e outra para os demais alimentos segundo a especialista


Nutricionista Graça Cavalcante reforça que as frutas devem estar sempre no topo da lista

Beatriz Castro e Carla Cleto - Ascom Sesau


Neide Brandão - Ascom HGE

No Carnaval é comum que as famílias curtam os dias de diversão numa praia ou passeio, ou mesmo em um bloco, levando os alimentos em caixas térmicas. Mas, como elas devem ser preparadas? É saudável misturar tudo, inclusive as bebidas alcóolicas? A nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Graça Cavalcante, enumera diversas dicas para o acondicionamento correto dos alimentos.Ela explica que o ponto mais importante a se observar ao acondicionar alimentos em caixas térmicas é a higiene. “Os alimentos devem estar bem higienizados e o recipiente térmico também para maior durabilidade. A dica é evitar frituras e alimentos pesados em dias quentes, porque eles podem causar dor de cabeça, sonolência e falta de energia”, norteia a nutricionista do HGE.

De acordo com a especialista, o ideal é separar uma caixa térmica para os gelados e outra para os demais alimentos. “Assim, todos os alimentos gelados podem ser misturados na mesma caixa térmica, bebidas, flaus, também chamados de sacolés, e salada de frutas, por exemplo”, ressalta.

Entre os alimentos sugeridos por Graça Cavalcante para o transporte em caixas térmicas, as frutas encontram-se no topo da lista, podem ser banana, maçã, manga, entre tantas outras. Outra opção, para dar mais sustância, é o frango a passarinho acondicionado em farinha de mandioca.

“Também acrescento, chips de batata doce, de batata inglesa ou de aipim que podem ser boas opções e fornecer maior variedade alimentar. Tomatinho cereja, ovos de codorna, queijos cortados em quadradinhos, pães de queijo, torradinhas de arroz integral, milho cozido, mix de nuts com castanha e uvas passas completam o time certeiro”, salienta Graça Cavalcante. 





Importante não esquecer, segundo informa a nutricionista, de colocar os produtos mais pesados no fundo da caixa térmica e os mais leves perto da superfície. “Isso evita que itens mais frágeis estourem ou fiquem com as embalagens amassadas. Vedar bem potes e sacos plásticos para não vazar alimentos no interior da sua térmica também deve ser observado”, conclui a nutricionista do HGE.