10/11/2023 13:52 | Saúde

Novembro Azul: Secretaria de Planejamento promove evento sobre o câncer de próstata

A Iniciativa em parceria com a Sesau e Uncisal visa informar e promover a detecção precoce do câncer de próstata entre servidores estaduais



Ascom Seplag

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), vai realizar um evento para sensibilizar as pessoas sobre o câncer de próstata. A iniciativa, aberta a todos os servidores estaduais, acontecerá no dia 29 de Novembro, de 08h às 12h, na Uncisal.


A programação vai contar com apresentações artísticas, rodas de conversa com especialistas, testes de glicemia e aferição de pressão arterial. "A mobilização em torno de eventos e campanhas voltados para o câncer de próstata é essencial para difundir informações cruciais e incentivar a detecção precoce, fortalecendo assim a batalha contra essa doença que é a segunda principal causa de morte por câncer em homens”, enfatizou a secretária especial de Gestão e Patrimônio, Karine Silva.


Câncer de Próstata


No Brasil, o câncer de próstata assume a posição de destaque como o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país. Entre 2019 e 2021 foram registradas 44 mortes por dia, totalizando mais 47 mil óbitos pela doença, de acordo com dados Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.


Os sintomas mais comuns do câncer de próstata englobam a presença de um nódulo na próstata, geralmente firme e indolor. Alterações na frequência urinária, dificuldade em iniciar ou interromper o fluxo urinário e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga também são indicativos. Outros sinais incluem desconforto na região pélvica, presença de sangue na urina ou no sêmen, e, em estágios avançados, dores ósseas. A detecção precoce e a atenção a esses sinais são fundamentais para o diagnóstico e tratamento eficazes.


Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente no link https://forms.gle/rkghLmM6f6dPzV6j6