30/01/2024 17:01 | Saúde

No Litoral Norte do Estado, Governo de Alagoas lança a campanha “Violência Não é Nossa Praia”

Blitz educativa integra diversos órgãos estaduais com intuito de prevenir casos de violência contra mulheres e crianças no período carnavalesco

Reunião de alinhamento com os órgãos participantes

Ascom Sesau

Débora Rosset / Ascom Sesau

A Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vai promover uma blitz educativa que tem como tema Violência Não é Nossa Praia, nesta quarta-feira (31) e quinta (1º), nas cidades de Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.

Com a proximidade do Carnaval, diversos órgãos do Governo de Alagoas se uniram com o intuito de prevenir e identificar casos de violência contra mulheres e crianças. O início desta campanha vai acontecer no Litoral Norte por ser um dos destinos mais procurados do Estado de Alagoas.

A gerente operativa da RAV, enfermeira Thaylise Brito, explica que a campanha integra vários órgãos como forma de levar à população esclarecimentos acerca da importância de buscar ajuda e denunciar o agressor.

“Ações realizadas de maneira integrada, são imprescindíveis para potencializar a intervenção e sensibilização da população local e turística acerca das estratégias adotadas pelo Governo de Alagoas para prevenção e enfrentamento à violência, especialmente durante a alta temporada”, enfatizou a gerente.

Ainda de acordo com a gerente operativa da RAV, a escolha pelo Litoral Norte se deu em razão do local ser uma rota ecológica com um fluxo intenso de pessoas neste período do ano.

“Durante as reuniões de alinhamento em conjunto com outros órgãos participantes, decidimos começar pela região Norte com a ideia de potencializar o alcance da população", disse Thaylise.

A campanha Violência Não é Nossa Praia acontece em um período estratégico, visto que as festas carnavalescas podem desencadear diversas situações de violência. A RAV também tem o papel de articular ações com fito de prevenir, acolher e encaminhar as vítimas para os atendimentos de referência. Dessa forma, o Governo de Alagoas atua para maximizar os esforços para diminuir os índices, bem como a taxa de evasão das vítimas de violência.

ROTA DE BLITZ EDUCATIVA

As ações têm início nesta quarta-feira (30), em Maragogi, na Praça do Corpo de Bombeiros Militar e na orla, em seguida, a blitz educativa segue para Japaratinga onde a ação acontecerá na Bica do Boqueirão e na orla da cidade.

Na quinta-feira (1º), a primeira ação a ser realizada será a inauguração da Área Lilás, no Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo. Em seguida, a comitiva desembarca em Porto de Pedras e promove a ação no Porto da Balsa e no Túnel Verde na praia do Patacho. O encerramento ocorrerá na cidade de São Miguel dos Milagres, no povoado Porto da Rua, na Feira Livre e na orla.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, as ações de prevenção são de grande importância para alertar à população e também para informá-las quais locais onde procurar atendimento em casos de violências. “A união das secretarias é um fortalecimento da rede para que a gente consiga informar e acolher. A RAV tem um papel fundamental de identificação e acolhimento das vítimas, mas tem sobretudo a capacidade de prevenir, e é isso que esta ação representa, principalmente neste período pré-carnaval”, destacou o gestor da pasta.

A campanha Violência Não é Nossa Praia conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas (Secdef), Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Detran Alagoas e a Chefia de Políticas de Segurança à Mulher (CHEPSM).