06/02/2024 18:06 | Segurança

No aniversário de 192 anos da PMAL, governador destaca bons índices da segurança no estado

Paulo Dantas disse que resultados alcançados são frutos da determinação e integração das forças policiais

Governador promoveu dezenas de militares durante a solenidade

Edvan Ferreira/Agência Alagoas

Carlos Victor Costa/ Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou, nesta terça-feira (06), da solenidade que marcou os 192 anos da Polícia Militar de Alagoas. Ele destacou os bons índices da segurança e que os resultados alcançados são fruto da determinação e integração das forças policiais. O evento contou ainda com a promoção de oficiais e praças, além de outorga de medalhas institucionais. E ao lado do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva e do comandante da Polícia Militar, Coronel Paulo Amorim. Paulo também assinou o decreto que aumenta o valor pago pelo serviço voluntário remunerado da PM e dos Bombeiros.

“Quero agradecer a todos os homens e mulheres que fazem parte da Polícia Militar de Alagoas. Vocês têm nos orgulhado mês a mês, ano a ano. Quero agradecer pelo resultado de 2023, onde nós batemos os indicadores de 2022, e agradecer também pelo mês de janeiro de 2024, onde nós tivemos melhor desempenho que 2021, que 2022 e que 2023”, afirmou.

“Nós só estamos conseguindo isso primeiro, por conta da energia de vocês, da participação, da conexão, do trabalho integrado, mas também da disposição e da disponibilidade do Governo dos Estados para investir na Polícia Militar, em novos concursos, em melhoria na sua infraestrutura, em melhores equipamentos, em melhores armamentos, em mais ciência, tecnologia e inovação”, pontuou o governador.

“É esse conjunto integrado de forças que está fazendo com que Alagoas seja um dos estados com o maior e melhor desempenho na área da segurança pública. Éramos o último, passamos muito tempo nessa posição e Maceió como a quinta capital mais violenta do mundo. O anuário agora do ano de 2023, dos 50 municípios mais violentos do Brasil, não tem nenhum município sequer de Alagoas, isso é uma alegria enorme para todos nós. Porque só tem promoção do desenvolvimento social e econômico se nós tivermos um estado pacificado, um estado com paz, e quem promove isso são as forças de segurança, vocês todos trabalhando integrado e em conjunto”, acrescentou.

PROMOÇÕES

A solenidade ocorreu no Ginásio Lauthenay Perdigão, no Trapiche, e contou com os ritos tradicionais como a guarda de honra, centro musical, pelotões com representação de unidades, encerrando com desfile da tropa e de viaturas em continência ao governador. Foram 116 oficiais promovidos (de tenentes até coronel) e 667 praças (de cabo a subtenente). 15 mulheres do quadro de oficiais e 80 do quadro de praças.

Com o decreto assinado pelo governador, o valor do serviço voluntário remunerado será de R$192,03 para a jornada fixa de seis horas diárias e R$250 para a jornada fixa de oito horas.

Participaram o vice-governador Ronaldo Lessa, os deputados estaduais Lelo Maia, Ronaldo Medeiros e Cabo Bebeto, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Rocha Filho, o Procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Fernando Toledo.

CRIAÇÃO

Fundada em 3 de fevereiro de 1832, recebendo a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a corporação evoluiu ao longo de 192 anos de história, acompanhando as transformações sociais e o crescimento do estado, tornando-se a Polícia Militar do Estado de Alagoas. Ao todo, 7763 homens e mulheres integram atualmente a Corporação.