30/11/2023 14:22 | ServiçosPrimeira Infância

Mundo Cria realiza mais de 400 atendimentos na Cidade Universitária

Edição disponibilizou ainda vacinas contra hepatite, tríplice viral, febre amarela e influenza


Crianças e gestantes participantes do Mundo Cria contaram com serviços de saúde, educação e assistência

Ascom Seris


Fabiana Barros / Ascom Cria

O Mundo Cria, um projeto itinerante da Secretaria da Primeira Infância (Cria) com órgãos parceiros, realizou 484 atendimentos em mais uma edição que aconteceu nesta quarta-feira (29/11), no complexo prisional, na Cidade Universitária, em Maceió. Entre os serviços oferecidos gratuitamente, o evento disponibilizou vacinas de hepatite B, DT, tríplice viral, febre amarela e influenza.

 

As crianças e gestantes participantes do Mundo Cria contaram com serviços de saúde, educação e assistência. A ação foi para filhos dos funcionários e reeducandos, e para a comunidade em geral do entorno.

 



São parceiros do Mundo Cria, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), RAV, Seades, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Cepal, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Arquivo Público de Alagoas (APA) e a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

 

No total, foram realizados os seguintes atendimentos: Educação (94); Assistência (80); Saúde (24); APA (10), Cepal (19); Seades (8); Seprev (51) e a Seris (198). Além das atividades e serviços realizados em todas as edições, a Gerência de Educação do Cria inovou com o boliche.




Arena

 

A arena Mundo Cria é montada em um espaço aberto à comunidade. Os estandes são equipados para receber gestantes e crianças da rede pública de ensino, oferecendo atividades variadas de estímulo ao desenvolvimento infantil, como contação de histórias, jogos educativos, pintura e distribuição de livros, orientações sobre saúde bucal, todas estas atividades com foco nas habilidades da primeira infância.

 

Em paralelo a essas ações, são realizadas outras atividades relevantes para fortalecimento da primeira infância no município. Em cada localidade acontece uma reunião de sensibilização junto aos gestores para tratar sobre a importância dos investimentos na primeira infância.

 

Dentre as várias ações oferecidas pelos visitantes estão a distribuição de kits de higiene bucal, práticas obstétricas humanizada, pintura gestacional e jogo de tabuleiro sobre saúde da criança; momento escalda pés para gestantes, oficina de stop motion; circuito de brincadeiras; educação nutricional, entre outras.