13/05/2023 10:39 | Assistência Social

Ministra Simone Tebet e secretária Kátia Born debatem sobre prioridades do governo

Gestoras participaram da segunda Plenária Nacional do Plano Plurianual Participativo ocorrido em Maceió

Secretária Kátia Born discutiu com a ministra Simone Tebet e o secretário-geral da Presidência, Márcio Macedo, durante o evento

Luiz Luan

Beatriz Saldanha

A segunda Plenária Nacional do Plano Plurianual Participativo ocorreu na sexta-feira (12), em Maceió, no Centro de Convenções. O evento contou com a presença do governador Paulo Dantas e dos ministros Renan Filho (Transportes), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República).

Na oportunidade, a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, apresentou à ministra Tebet os números de moradias precárias existentes no estado. No total, são vinte e oito mil casas de taipa. Ela assegurou que no governo Lula moradias populares e redução da desigualdade social são prioridades.

"Unindo esforços do governo federal e governo estadual nós iremos conseguir mudar a realidade dessa população que vive abaixo da linha da pobreza. Não é apenas construir uma moradia digna, é também devolver a dignidade para essas pessoas. A Seades tem como meta desenvolver políticas públicas para quem mais precisa" afirmou Kátia Born

Tebet recordou que no governo passado não houve planejamento, que a população não foi ouvida, e consequentemente os serviços públicos não foram entregues. Também ressaltou a importância da participação direta do presidente Lula, dos movimentos sociais, da imprensa como canal de comunicação com a sociedade, na construção de um PPA participativo e eficaz.

"O jovem, o idoso, tem acesso para entrar na plataforma digital e escolher o programa essencial que ele quer para o país. Nós pedimos a participação de toda a sociedade. Uma vez entregue o PPA, no dia 31 de agosto para o Congresso Nacional, conforme determina a Constituição, ele tem a obrigação de aprovar até o fim de 2023. Nós iremos direcionar o orçamento brasileiro. Caberá a mim elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), para ser aprovada no segundo semestre de 2024."

Também participaram da solenidade o vice-governador Ronaldo Lessa; o senador Fernando Farias; os deputados federais Luciano Amaral, Paulão e Rafael Brito; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor; secretários de estado, deputados estaduais, movimentos sociais, prefeitos e vereadores.