27/12/2023 12:12 | Segurança

Militares do Proerd reforçam time de voluntários da Cruz Vermelha em Alagoas

Agora, proerdianos podem atuar em atividades humanitárias coordenadas por instituição reconhecida mundialmente

Entrega de certificados do curso básico institucional e de primeiros socorros aconteceu na sede da SSP, em Maceió

Vanessa Siqueira / Ascom SSP

Roberison Xavier / Ascom SSP

Integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Alagoas, vão poder atuar em atividades humanitárias coordenadas pela Cruz Vermelha Brasileira. A atuação só será possível por causa da conclusão do Curso de Formação Institucional e Primeiros Socorros Básico.

Os certificados comprovando que os militares concluíram com êxito a capacitação foram entregues, na manhã desta quarta-feira (27), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, no Centro de Maceió. De acordo com a presidente da Cruz Vermelha em Alagoas, Agarina Vasconcelos, os policiais estão aptos a atuar como voluntários nas mais diversas ações.

“Esse curso é muito importante porque recebe informações, não só da parte institucional, mas também de primeiros socorros possíveis a atendimento em qualquer necessidade. E com essa parceria, vamos ter a oportunidade de ampliar ainda mais o nosso serviço em prol da população”, disse ela.

A Cruz Vermelha é uma instituição mundialmente reconhecida e integra a maior rede humanitária do mundo, com a missão de proteger a vida e a saúde das pessoas e preservar a dignidade humana. Atua principalmente durante conflitos armados e outras emergências, como enchentes ou outros desastres e fenômenos naturais.

Para a gerente estadual do Proerd, coronel RR Valdenize Ferreira, o aprendizado colhido junto à instituição vai reforçar o trabalho desempenhado pelo programa. “O Proerd lida com pessoas desde a primeira infância à melhor idade. Então, o policial tem que estar preparado para qualquer eventualidade. Com esse curso, a gente aprendeu muito”, afirmou a oficial.

O secretário Flávio Saraiva também participou da entrega dos certificados. Ele elogiou o serviço prestado pela Cruz Vermelha à população e garantiu a ampliação da parceria junto às forças de segurança, através de um termo de cooperação técnica.

“Vamos viabilizar a institucionalização dessa ação integrada para que os agentes da segurança pública, sejam policiais ou bombeiros, estejam cada vez mais aptos a atuar na garantia dos direitos das pessoas diante das adversidades. Ações preventivas precisam ser cada vez mais reforçadas e, assim como fizemos com a institucionalização do Proerd dentro da estrutura da SSP, vamos também formalizar um convênio em prol de todos”, declarou.