20/03/2023 16:03 | Desenvolvimento EconômicoCulturaInclusão Social

Mestres e artesãos alagoanos são homenageados no Festival Alagoas Feita à Mão

Governador Paulo Dantas destaca a importância do artesanato na divulgação do Estado

Pei Fon / Agência Alagoas

Rafael Maynart e William Makaisy

Com mãos talentosas que moldam o barro, esculpem a madeira e traçam diferentes formas e bordados, os renomados mestres e artesãos alagoanos foram homenageados no Festival Alagoas Feita à Mão. O governador Paulo Dantas e a presidente da Comissão do Alagoas Feito à Mão, Paula Dantas, participaram da solenidade de abertura do Festival, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), na manhã desta segunda-feira (20), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá.

O governador destacou a valorização do artesanato na divulgação da cultura alagoana. “Cada vez mais temos investido na divulgação e na qualificação dos nossos artesãos e artesãs, para que cada vez mais eles possam administrar seus negócios, aumentarem suas rendas e oferecer produtos de qualidade, que de certa forma acabam sendo um cartão de visitas para os turistas”, disse.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o evento homenageia os profissionais de Alagoas e simboliza o compromisso do Governo com a valorização da categoria.

“É com muita felicidade que celebramos mais um dia do artesão alagoano, profissional tão importante para o estado e que produz peças que são reconhecidas por sua singularidade e beleza, com projeção dentro e fora do país. Em alusão a essa data tão importante estamos realizando o Festival Alagoas Feita à Mão, premiando alguns profissionais por seus trabalhos ao longo dos anos”, pontua.

A presidente da Comissão Alagoas Feita à Mão, Paula Dantas, que também é secretária da Primeira Infância, afirmou que estará à disposição para ouvir as demandas dos artesãos alagoanos para que, junto ao estado, possa cada vez mais melhorem as oferta dos produtos no estado, no Brasil e no mundo.

Para a presidente da Federação Alagoana de Artesãos, Vânia Oliveira, o evento é um momento de celebração do trabalho dos profissionais que compõem o rico artesanato alagoano. “Estou muito feliz de estar aqui hoje comemorando não só o dia, como o mês do artesão. Sempre foi um pleito nosso que, nesta data tão importante, o artesão não tivesse que apenas trabalhar, mas sim festejar e ser festejado pelo seu dia. Estamos trabalhando em conjunto com o Governo do Estado e sentimos muita gratidão em ver que nossos pedidos estão sendo atendidos”, destacou.

Também prestigiaram o evento a primeira-dama Marina Dantas; a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros e a secretária do Turismo, Bárbara Braga. A programação do evento contou com a entrega de certificados do Alagoas Feita à Mão em três categorias -  Primeira artesã a emitir a Carteira Nacional do Artesão em Alagoas; Artesãos destaque na Plataforma Virtual Alagoas Feita à Mão e Artesãos destaque em Feiras Nacionais. Além disso, foram realizados também sorteios de duas consultorias com o Sebrae e sorteios de uma viagem para a Ilha do Ferro em Pão de Açúcar, para 12 artesãos presentes.