15/06/2023 16:52 | Saúde

Médico do Samu explica como deve ser os primeiros socorros para desengasgar crianças

Jordiran Soares ressalta que a principal medida a ser feita é acionar o serviço pelo número 192, além de realizar a manobra de Heimlich


Médico do Samu orienta como posicionar o bebê em casos de engasgos

Carla Cleto / Ascom Sesau


Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Uma das maiores preocupações dos pais de filhos pequenos são os acidentes domésticos. Um dos mais assustadores é a ingestão de pequenos objetos. As estatísticas indicam que no período de dez anos, entre 2009 e 2019, morreram 2.148 crianças em todo o país, da faixa etária entre zero a 4 anos, devido a falta de ar ou complicações clínicas decorrentes do ato de engolir moedas, botões e pneuzinhos de carros, por exemplo. 


Mas o que fazer quando uma criança engole um pequeno objeto e fica asfixiada? O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, Jordiran Soares, orienta aos pais e responsáveis que nessas situações os pais ou responsáveis devem ter muita cautela. A primeira coisa a fazer é tentar desobstruir as vias aéreas através da manobra de Heimlich e pedir a uma pessoa próxima para ligar para o Samu, no telefone 192, solicitando ajuda.


"Quando ocorrer um engasgo de criança, a pessoa deve cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica; depois segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio. Na sequência, é necessário empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima, fazendo com que o objeto seja expelido. Esta manobra pode ser feita para crianças pequenas entre dois a doze anos, e também adultos", explica Jordiran Soares.


Bebê

No caso de um bebê, a manobra deve ser diferente. Segundo o médico do Samu, é preciso colocar o bebê de bruços em cima de um dos braços e fazer cinco compressões entre as escápulas, localizadas no meio das costas. 


"Depois, é necessário virar o bebê de barriga para cima e, em seguida, efetuar mais cinco compressões, com dois dedos, sobre o esterno, osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos. Caso a criança chore, é um bom sinal de que o objeto deve ter sido expelido e que as vias aéreas foram desobstruídas", enfatiza Jordiran Soares.


Outra dica importante repassada pelo médico do Samu diz respeito aos sinais que a criança apresenta quando ingere algum objeto estranho. Ela pode apresentar vômitos, dor e distensão abdominal ou dificuldade respiratória. Neste caso, o especialista recomenda que os pais levem a criança imediatamente para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ou liguem, imediatamente, para o Samu, por meio do número 192, solicitando orientação.  


O que não fazer

Jordiran Soares ressalta que, no caso de se constatar que a criança engoliu algum objeto, é necessário ter calma para conduzir a situação da melhor forma possível, ajudando a vítima. "Com o desespero de ver a criança engasgada, sem respirar ou sufocada, seja por objeto ou espinha de peixe, muitos pais oferecem água, colocam a criança de cabeça para baixo, ‘sacolejam’, ou oferecem alguma comida, como banana para tentar conter a situação. Nada disso é recomendável", explica o médico do Samu.


O médico recomendou ainda que o melhor procedimento é tentar fazer a manobra de Heimlich e ligar para o Samu. Isso porque, além de serem repassadas orientações aos pais ou responsáveis pela criança, uma equipe de socorristas será encaminhada até o local da ocorrência para prestar atendimento e conduzi-la, imediatamente, para o hospital mais próximo, visando retirar o objeto que foi ingerido.