22/12/2023 11:36 | Serviços

Manutenção periódica garante segurança e eficiência do GNV

Especialistas destacam que atenção com instalação e manutenção são essenciais para o bom aproveitamento e segurança do combustível


Motoristas devem procurar as oficinas credenciadas pelo Inmetro para realizar a adaptação do veículo ao GNV

Ascom Algás


Jaqueline Silva / Ascom Algás

O gás natural veicular (GNV) vem despontando como alternativa rentável frente à gasolina e o etanol, que sofrem com as oscilações de preços no mercado internacional. Nesse contexto, o GNV confere uma economia de mais de 35% em relação aos dois combustíveis, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustível (ANP). Mas, para uma parte dos consumidores de Maceió, os benefícios vão muito além dessa porcentagem.

 

O motorista por aplicativo Edivaldo Silva começou a usar o GNV em seu veículo em 2020 e, desde o princípio, percebeu que as questões de segurança e economia eram os benefícios que mais prevaleciam na sua escolha de migrar para o combustível.

 

“Para quem roda muitos quilômetros por dia, como é o caso da nossa categoria, o GNV é muito vantajoso”, revela Edivaldo, que enfatizou também a importância da segurança com seu automóvel. “Com o tempo aprendi que a manutenção periódica e as regras de segurança durante o abastecimento mantêm meu cotidiano livre de perigos”, diz o motorista.

 

O diretor-presidente da Algás, distribuidora de gás natural de Alagoas, José Ediberto de Omena, explica que o caso de Edivaldo é o exemplo a ser seguido por todos os consumidores. “A manutenção periódica, além de oferecer segurança, é essencial também para o melhor aproveitamento do combustível”, completa.

 

Além disso, o GNV é mais limpo, quando comparado com os combustíveis líquidos, e sua adulteração se apresenta inviável. Com essas características, os impactos ambientais resultantes de emissões de poluentes são reduzidos consideravelmente, pois sua queima é completa e não deixa resíduos no motor, garantindo o bom funcionamento do seu veículo e contribuindo para um mundo mais sustentável.

 

Ediberto também destaca a importância de procurar os locais corretos para realizar o serviço de adaptação de veículos ao GNV. “É importante que o consumidor procure as oficinas credenciadas pelo Inmetro, onde todas as normas estabelecidas são seguidas a rigor”, orienta o diretor-presidente.