23/08/2023 15:57 | Segurança

Mais segurança: Polícias civil, militar e penal criam força-tarefa com PF e Polícia Rodoviária Federal

Criação da força tarefa integrada foi oficializada em uma reunião na superintendência da PF em Alagoas

Parceria entre os órgãos visa o aperfeiçoamento no combate às organizações criminosas

Paula Berle / Ascom SSP

O Governo de Alagoas firmou  um Termo de Cooperação Técnica com as superintendências Regionais da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal visando a criação da Força-tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Alagoas. A FICCO Alagoas será composta pelas polícias Civil, Militar, Penal estadual e pelas forças federais.

O acordo foi celebrado nesta terça-feira (23) em uma reunião na sede da superintendência regional da Polícia Federal, localizada no bairro do Jaraguá. Participaram da solenidade os secretários de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, e de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, além dos superintendentes da PRF, Juliano Lessa, e da PF, Luciana Paiva.

O encontro também contou com a presença do delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, além do delegado regional de Polícia Judiciária, Rodrigo da Silva Bittencourt, e do delegado federal supervisor da FICCO, Alexandre Brabo, que também assinaram o documento.

A parceria entre os órgãos visa o aperfeiçoamento no combate às organizações criminosas, criando um ambiente integrado de investigação. O objetivo é proporcionar uma melhor prestação de serviço à população alagoana, resultando na diminuição dos indicadores de criminalidade.

O secretário Flávio Saraiva ressaltou a importância da formalização, que vai aprimorar a investigação ligada ao combate às facções. “O trabalho integrado é uma marca da segurança pública de Alagoas. Com os CISPs, estreitamos a ligação entre Polícia Civil e Militar. Com esse termo, ampliamos esse trabalho conjunto, aproximando as forças estaduais das federais, juntando esforços em busca de um objetivo comum, que é a repressão às organizações criminosas”, afirmou.

Para o secretário Diogo Teixeira, a criação da FICCO no estado será um divisor de águas. “Esse é um momento histórico, pois formaliza algo que já era feito de forma pontual. Com certeza essa parceria dará respostas mais assertivas, que refletirão em números positivos para o nosso estado", reiterou o gestor.