15/03/2024 13:30 | Saúde

Mais de 670 pacientes com doenças renais foram atendidos em 2023 pelo Hospital Metropolitano de Alagoas

Dia Mundial do Rim foi lembrado na unidade hospitalar com palestras, triagens de exames de creatinina e blitz com orientações


A ação contou com palestras, triagem de exames de creatinina para os profissionais e blitz com orientações relativas à saúde dos rins para pacientes, acompanhantes e profissionais

Anderson Oliveira


Neide Brandão / Ascom HGE

O Hospital Metropolitano de Alagoas, em Maceió, atendeu 672 pacientes com consultas ambulatoriais na área de nefrologia em 2023, além de ter realizado 1.126 sessões de hemodiálises em pacientes internados no mesmo período. Os dados foram divulgados pela unidade hospitalar durante a ação de conscientização promovida em alusão ao Dia Mundial do Rim, que ocorreu nesta quinta-feira (14).

 

Para chamar a atenção sobre o cuidado com a saúde dos rins, a equipe do Metropolitano promoveu triagem com 50 exames de creatinina para os profissionais e blitz com orientações relativas à saúde dos rins para pacientes, acompanhantes e profissionais. No ciclo de palestras, nutricionista, enfermeira e médico nefrologista falaram sobre a prevenção da doença renal e os cuidados com a saúde dos rins.

 

O médico nefrologista João Paulo Lopes, explicou que a doença renal crônica mata muito no país. Para se ter ideia da gravidade do problema de saúde pública, são mais de 150 mil pessoas fazendo diálise no Brasil.

 

"O diagnóstico precoce e o tratamento eficaz são as armas para tratarmos a doença renal crônica. Mudanças de hábitos e estilo de vida saudável ajudam na prevenção e até mesmo no tratamento de doenças relacionadas ao funcionamento do rim", alertou o especialista.

 

João Paulo Lopes alertou que, além de estar ciente das doenças renais e de suas opções de tratamento, é fundamental adotar hábitos saudáveis para garantir a saúde do corpo e, consequentemente, dos rins. "É preciso tomar água, fazer atividades físicas, combater a hipertensão e a diabetes, além de controlar o peso. Manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais e pobre em sal e gorduras saturadas também é importante", recomendou o médico.


A enfermeira Jéssica Couto, assessora operacional do Hospital Metropolitano, participou das palestras e ressaltou que as orientações chamaram muito a su atenção, por direcionar ao cuidado com sua filha de apenas um ano e 10 meses.

 

"Quando foi falado sobre a importância de observar a alimentação e cuidar da saúde de nossas crianças, isso me despertou. Usamos demais industrializados, em razão da nossa rotina diária, da correria e da facilidade dos alimentos prontos. Os lanches podem levar à obesidade e outras doenças que podem desencadear problemas nos rins. Não quero isso para minha bebe", frisou.